A DS Automobiles apresentou pela primeira vez em Portugal o protótipo DS E-Tense Performance, desenvolvido pela divisão desportiva da marca francesa após a conquista dos títulos de equipas e pilotos, em duas temporadas consecutivas de Fórmula E.
Desde o seu lançamento em 2014 que a DS Automobiles tem colocado a eletrificação no centro da sua estratégia. Primeiro fabricante premium a participar na Fórmula E, a marca aproveitou os sucessos alcançados nesse campeonato 100% elétrico para suportar o seu trabalho de investigação e desenvolvimento para uma mobilidade mais sustentável.
É nesta estratégia que surge o concept 100% elétrico, um verdadeiro laboratório de desempenho da marca, sem possibilidade de chegar a produção, e que tem como missão acelerar o desenvolvimento de tecnologias para os futuros modelos da DS.
O DS E-Tense Performance assenta numa estrutura monocoque em carbono com um peso de 1200 kg, e está equipado com dois motores elétricos, um de 340 cv na frente e outro de 475 cv no eixo traseiro, que permitem uma potência combinada de 815 cv e um binário de 8000 Nm transmitido às quatro rodas. Estes números contribuem para que o concept consiga acelerar de 0 a 100 km/h em 2,0 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 230 km/h.
Os dois motores elétricos, são alimentados por uma inovadora bateria de 25 kWh que está alojada numa estrutura em material compósito de alumínio e carbono, projetado pela DS Performance, e que está colocada numa posição central traseira.
Desenvolvida em conjunto com a TotalEnergies e a sua subsidiária Saft, esconde uma química inovadora e um sistema de arrefecimento imersivo para as células, em rutura com as tecnologias atuais.
O protótipo agora revelado em Lisboa, deixa antever o caminho a explorar pela DS Design Studio, para os futuros modelos da marca, já que apresenta uma secção frontal que desvenda uma nova superfície, em substituição da grelha. Já sugerido pelo concept DS Aero Sport Louge, este tratamento combina o logótipo da DS Automobiles com um efeito tridimensional, numa autêntica montra, com uma sequência especial de boas-vindas.
Em ambos os lados, novas luzes diurnas combinam tecnologia e estilo. Em conjunto, compõem-se por 800 LED. Duas câmaras posicionadas, em substituição dos faróis, completam a identidade visual do DS E-Tense Performance, permitindo, ao mesmo tempo, a recolha de dados úteis por este laboratório de condução.
Para acompanhar a linha aerodinâmica, a carroçaria introduz uma cor de interferência com efeito de besouro. Dependendo das condições exteriores e do ângulo a partir do qual é visto, a perceção da cor muda e dá um efeito de contraste impressionante com as superfícies em preto brilhante que se estendem até ao capô. As jantes de 21 polegadas estreiam um perfil aerodinâmico com inserções únicas.
No habitáculo destaca.se os bancos do tipo baquet e um volante de Fórmula E recriam um ambiente inerente à elevada perfomance. Além disso, o conforto e a atenção ao detalhe também surgem como um todo com inserções especiais em couro preto, a que se junta um sistema de som da Focal, que estreia colunas Scala Utopia Evo exclusivas, nas cores do protótipo.
A presença do DS E-Tense Performance em Lisboa serviu para a marca reforçar a sua estratégia de eletrificação, num mercado onde a marca francesa já vendeu mais de 250 mil unidades dos modelos DS 3, o primeiro veículo 100% elétrico da marca, DS 4, DS 7 e DS9, com motorizações térmicas e eletrificadas híbridas plug-in.
“Em Portugal, as motorizações eletrificadas representam 68% das vendas da DS Automobiles”, revelou David Correia, responsável pela DS Automobiles Portugal, que lembrou ainda que a marca francesa “a partir deste ano todos os novos modelos lançados pela DS Automobiles serão exclusivamente 100% elétricos, e em 2026toda a sua gama será elétrica”.