O indivíduo que enviou o email, alegando ser membro da equipe, fez acusações que ofenderam profundamente o chefe da Mercedes, Toto Wolff. Em resposta, Wolff decidiu envolver a polícia para identificar a pessoa responsável pelo email ofensivo e responsabilizá-la por suas ações.
Durante a coletiva de imprensa realizada pelos chefes das equipes de Fórmula 1 na sexta-feira do fim de semana do Grande Prêmio da Espanha, o conteúdo do email foi discutido. Wolff revelou que o assunto havia sido encaminhado para a polícia.
A Mercedes conduziu uma investigação e determinou que o email não teve origem na rede da equipe. Seus técnicos de TI estão trabalhando atualmente para rastrear o endereço IP de origem na tentativa de localizar o autor.
“Alguns membros de nossa equipe estão insatisfeitos com o sabotagem deliberada de Lewis, seu carro, seus pneus e estratégias de corrida, bem como o mau tratamento ao qual ele tem sido submetido por Toto, George e outros. Toto está agindo por vingança e cortou a comunicação com Lewis. Ele está fazendo tudo ao seu alcance para se vingar dele. Lewis está sendo excluído, e há algumas atividades antiéticas acontecendo das quais as pessoas precisam estar cientes. Fazendo as perguntas certas, a verdade será revelada, pois tudo está registrado nos dados.
“Exceto por Bono e aqueles de nós que apoiam Lewis, há outros que estão em um caminho perigoso que poderia colocar Lewis, outros pilotos e até mesmo o público em risco. Implementar uma estratégia de pneus frios é equivalente a assinar uma sentença de morte. Toto e George, sejam cautelosos e ajam apropriadamente. Nem todos nós estamos dispostos a fazer parte de sua campanha injusta e não profissional para destruir Lewis para sua própria satisfação pessoal.”
Quando questionado sobre o email por repórteres em Barcelona na sexta-feira, Wolff respondeu: “Não faço ideia do que alguns desses teóricos da conspiração e pessoas loucas por aí estão pensando. Lewis faz parte desta equipe há 12 anos. Temos uma amizade. Confiamos um no outro. Estamos determinados a vencer e encerrar essa jornada em alta. Queremos celebrar nosso relacionamento.
“E se você não acredita em nada disso, então pode acreditar que estamos comprometidos em vencer o Campeonato Mundial de Construtores. E um aspecto crucial para vencer o Campeonato Mundial de Construtores é garantir que ambos os carros sejam bem-sucedidos. Então, para todas essas pessoas irracionais por aí… busquem ajuda profissional”, declarou o chefe da Mercedes.