Os serviços de Geofencing são cada vez mais populares e a DS Automobiles, decidiu adicionar o serviço aos seus modelos com motorizações híbridas plug-in, de forma a permitir ao condutor otimizar a utilização das diferentes energias, de modo a reduzir o impacto ambiental de uma deslocação.
O serviço Geofencing está cada vez mais conectado à implantação de Zonas de Baixas Emissões (ZBE) de toda a Europa. Estas zonas têm por objetivo limitar a circulação dos veículos mais poluentes através de restrições progressivas.
Para facilitar a vida ao condutor, o serviço de Geofencing ativa automaticamente o modo elétrico nos modelos híbridos plug-in DS4, DS 7 e DS 9E-Tense equipados com DS Iris System, nas zonas de baixas emissões.
O condutor recebe um aviso ao aproximar-se de uma ZBE e, ao entrar na área definida, é automaticamente selecionado o modo elétrico se houver energia suficiente na bateria. Simultaneamente, a ZBE é assinalada a verde no mapa do sistema de navegação conectado, acompanhado de um ícone.
A DS anunciou ainda que os modelos 100% elétricos, a gasolina, gasóleo e híbridos, tem disponível um serviço de Geofencing, que alerta apenas os condutores para as Zonas de Baixas Emissões, ao mesmo tempo que mostra um percurso alternativo para evitar as zonas em questão.
O serviço Geofencing baseia-se na atualização da navegação conectada incluída no pacote Connect Plus, que inclui, igualmente, a função ChatGPT, esta integrada no reconhecimento de voz IRIS.