A DS Automobiles anunciou a chegada das novas opções híbridas dos modelos DS3 e DS4, alargando assim as opções de motorizações da gama
A solução híbrida é composta por um motor a gasolina de 136 cv de potência e um binário de 230 Nm, associado a uma nova caixa automática de dupla embraiagem, de seis velocidades e-DCS6, que integra um motor elétrico de 28 cv e 55 Nm. Uma bateria de iões de lítio NMC de 0,9 kWh alimenta o sistema elétrico com carregamento automático.
O motor a gasolina foi aprimorado para a integração do sistema híbrido, funcionando agora no ciclo Miller, proporcionando uma maior eficiência termodinâmica e, por conseguinte, uma redução significativa dos consumos de combustível e das emissões de CO2. O motor está também equipado com uma nova corrente de distribuição e um novo turbocompressor de geometria variável para maximizar a sustentabilidade e a capacidade de resposta a baixas rotações.
No caso do DS 3 híbrido, a aceleração dos 0 aos 100 km/h é 1,2 segundos mais rápida do que no equivalente modelo térmico, com o motor PureTech 130 Automatic, situando-se nos 8,4 segundos, e cumpre os 1000 metros de aceleração em menos 1,1 segundos, fixando-se nos 29,7 segundos.
Por seu lado o desempenho do DS 4 híbrido também regista uma melhoria face à versão dotada do motor PureTech 130 Automatic, com uma aceleração dos 0 aos 100 km/h de 10,4 segundos (menos 1,2 segundos) e os 1000 metros de arranque em 31,7 segundos (menos 1,3 segundos).
Segundo a DS, esta opção híbrida permite uma condução em modo elétrico durante mais de 50% do tempo do trajeto, com um benefício de cerca de menos 40% nos consumos de combustível.
O DS 3 e DS 4 híbridos fazem também a estreia dos novos níveis de equipamento, Pallas e Étoile, cada um contando com dois packs de opções distintos. O design exterior é idêntico para ambos, com as DS Wings e as ponteiras de escape em preto brilhante, e jantes especiais de 19’’
A versão Pallas apresenta um interior em tecido tungsténio diamante com lona DS preta, exibindo um novo padrão de pespontos no assento e nas costas. O conforto do habitáculo é garantido pelos vidros laterais laminados acústicos à frente e pelo sistema Clean Cabin com Air Quality System, integrado no sistema de ar condicionado automático bi-zona.
Em matéria de sistemas de ajuda à condução, inclui o Cruise Control Adaptativo com Stop & Go, Aviso de Saída de Faixa de Rodagem e Sensores de Estacionamento Dianteiros e Traseiros, com Câmara de Marcha-atrás.
Já na versão Étoile, o DS 4 híbrido propõe dois interiores em Alcantara preto, com novos pespontos, ou em couro Nappa castanho crioulo, com estofos tipo pulseira de relógio, juntando-se o sistema de aquecimento dos bancos, sistema de infoentretenimento DS Iris System com DS Snart Touch e DS Extended Head-Up Display.
Esta versão está ainda equipada com faróis DS Matrix LED Vision, vidros traseiros escurecidos com vidros laterais laminados acústicos, bem como o pack de deteção de tráfego traseiro.
Dois packs opcionais Comfort e Tech estão disponíveis como opcional para o nível de equipamento Pallas, e Absolute Comfort e Absolute Tech para o patamar Étoile.
No nível de acabamento topo de gama inclui condução semiautónoma DS Drive Assist 2.0 de Nível 2, bancos com função massagem, sistema de som Focal Electra e Vision 360.
A DS Automobiles já fez saber que a chegada ao mercado nacional do DS 3 e DS4 híbridos vai acontecer em breve, ficando, no entanto, por conhecer o preço dos novas versões eletrificadas.