Face à apresentação de um pedido para a aprovação desta tecnologia junto da Federal Aviation Administration (FAA), nos EUA, tudo aponta para que, com o objetivo de facilitar a progressão em terrenos não pavimentados, e em territórios desconhecidos, a Toyota esteja a desenvolver um inédito sistema de drones de pequenas dimensões, a instalar nos seus modelos destinados ao todo-o-terreno. Deste modo, aumentaria notoriamente a facilidade de utilização no fora de estrada, mormente sempre que não seja possível sair do interior da viatura, ou quando as condições de circulação sejam desconhecidas, por via de uma superior capacidade de utilização do condutor.


Deste modo, a tarefa destes drones é serem como que os “olhos” do condutor no exterior, ao proporcionarem uma vista aérea da área em redor do automóvel, de forma a exporem perigos potencialmente escondidos nos traçados percorrer, e evitarem situações como o veículo ficar atascado na areia ou na lama. Segundo informações veiculadas pela própria Toyota, a maioria dos voos terá lugar nas proximidades do automóvel, mas os utilizadores também podem fazer com que os drones voem acima da linha das árvores, de forma a capturarem imagens (fotografias e vídeos) do terreno envolvente.
Esta instrumento, segundo o maior construtor mundial, será bastante útil, principalmente, para os mais aventureiros, para os exploradores, e para os profissionais que trabalham em zonas remotas ou rurais. Mas a marca não está sozinha na corrida: a Polester (com o O2), e a Renaulr (com Vision 4Rescue), também já a incluíram em protótipos destinados a antecipar modeos de produção em série.