A abertura do IMSA VP Racing SportsCar Challenge de 2025 proporcionou uma mistura de domínio esperado e surpresas de tirar o fôlego, preparando o cenário para uma temporada emocionante. Com três classes intensamente disputadas e atuações de destaque, o Daytona International Speedway ganhou vida com batalhas espetaculares, reviravoltas inesperadas e estreias que fazem história.
Catalano conquista P3 após drama de penalização para Pommer
Na classe Le Mans Prototype 3 (P3), Valentino Catalano demonstrou uma condução impecável no No. 30 Gebhardt Intralogistics Motorsports Duqueine D08, conquistando a vitória após um duelo apertado com o colega de equipa Markus Pommer. Partindo da pole, Catalano liderou a maior parte da corrida, apenas cedendo a liderança brevemente antes de retomar o controle.
Pommer cruzou a linha em segundo lugar, mas foi rebaixado para terceiro após uma penalização de 10 segundos por um falso início, abrindo caminho para Brady Golan garantir o segundo lugar no No. 80 Toney Driver Development Ligier JS P320. A corrida de Golan foi uma impressionante história de recuperação, subindo do fundo do grid após uma penalização antes da corrida.
“Foi tudo sobre gerir os pneus e manter a suavidade,” disse Catalano. “Saber da penalização do Markus facilitou o foco em trazer o carro para casa em segurança.”
Mirco Schultis no No. 70 Mishumotors Ligier JS P320 conquistou a vitória na Bronze Cup, encerrando uma corrida caótica de P3.
Adelson domina a corrida inaugural do GTDX
Adam Adelson gravou o seu nome na história como o primeiro vencedor da nova classe Grand Touring Daytona X (GTDX). O Porsche 911 GT3 R (992) da Wright Motorsports com o número 24 teve uma performance impecável, liderando do início ao fim e construindo uma margem impressionante de 30 segundos sobre a concorrência.
“Colocar os pneus rapidamente à temperatura certa foi fundamental, especialmente no início,” disse Adelson. “É uma honra vencer a corrida de estreia do GTDX. Este é um começo fantástico para a temporada.”
Atrás de Adelson, a batalha pelas posições do pódio foi intensa. AJ Muss recuperou-se de uma sessão de qualificação desqualificada para terminar em segundo lugar no Ferrari 296 GT3 da Af Corse com o número 66, ultrapassando o colega de equipa Matias Perez Companc no Ferrari número 50. Os honores da Bronze Cup no GTDX foram para Dave Musial no Ferrari número 99 da Conquest Racing, superando por pouco Samantha Tan no BMW M4 GT3 da ST Racing com o número 38 por 0.241 segundos.
Porto rouba a vitória do GSX de forma dramática
A classe Grand Sport X (GSX) produziu o momento mais chocante do fim de semana. Após uma batalha extenuante entre dois Toyota GR Supra GT4 EVO2, Kiko Porto na entrada No. 8 da RAFA Racing capitalizou sobre a infelicidade de última volta do líder Steven Clemons. O Toyota No. 76 da BSI Racing de Clemons abrandou inesperadamente ao entrar nas últimas curvas, entregando a Porto uma vitória surpreendente.
“Não conseguia acreditar quando o vi a abrandar,” disse Porto. “Era apenas uma questão de sobrevivência para mim, mas não estava a levantar o pé nessas últimas curvas.”
Gregory Liefooghe no Ford Mustang GT4 No. 43 da Stephen Cameron Racing ficou em segundo, segurando por pouco Patrick Wilmot no BMW M4 GT4 No. 12 da Swish Motorsports. O acordo tardio de Wilmot com a equipa compensou com um lugar no pódio, e ele espera continuar a competir ao longo da temporada.
A Bronze Cup em GSX também foi decidida tarde, com Rob Walker a emergir vitorioso no Toyota GR Supra GT4 EVO2 No. 53 da Kingpin Racing após o líder de toda a corrida Ian Porter ter encontrado problemas.
O que vem a seguir?
A segunda corrida de 45 minutos do fim de semana está marcada para as 13:20 ET no domingo, transmitida ao vivo no Peacock nos EUA e no YouTube internacionalmente. Com as apostas já altas, os fãs podem esperar ainda mais ação à medida que as equipas refinam as suas estratégias e os pilotos lutam pela glória.