Especulações sobre o futuro de Doohan com a Alpine têm crescido desde que a equipe francesa de Fórmula 1 anunciou que seu atual piloto, Esteban Ocon, estará deixando a equipe no final da temporada de 2024. O fato de Doohan ter imediatamente assumido o carro de Ocon após o anúncio alimentou rumores de que ele está sendo preparado para estrear na categoria principal em 2025.
Durante uma entrevista com a Sky Sports F1 após sua participação no FP1 no Canadá, que foi prejudicado pela chuva, Doohan foi questionado sobre suas chances de substituir Ocon em 2025. Em resposta, ele reconheceu a incerteza de tudo na Fórmula 1, mas expressou seu sonho de estar no grid e na Fórmula 1. Como piloto reserva, ele está se preparando diligentemente para a oportunidade de estar no carro.
Quando questionado sobre sua prontidão para subir para a F1, o jovem piloto australiano respondeu com confiança: “Muito. Acumulei uma quantidade significativa de quilometragem no carro de 2021 e passei dois dias no carro de 2022. Ao entrar no FP1 de hoje no Canadá, me senti extremamente confortável. Ao contrário das sessões anteriores de FP1, onde os nervos estavam presentes devido ao salto da Fórmula 2, hoje me senti completo e sem medo ou desconforto. Eu realmente acreditei que poderia entrar no carro e ter um desempenho excepcional. Infelizmente, as circunstâncias nos impediram de demonstrar isso, mas é assim que as coisas são. No entanto, consegui mostrar minhas habilidades nas sessões de teste mais longas, que oferecem mais tempo do que apenas uma hora dentro de uma janela climática!”
Doohan, que conquistou o segundo lugar no Campeonato de Fórmula 3 de 2021 e competiu na Fórmula 2 em 2022, terminando sua primeira temporada em sexto lugar, concluiu destacando suas conquistas na temporada de 2023 da F2, onde ficou em terceiro lugar geral.