A Africa Eco Race começou esta terça-feira e, nos carros, os T4 e T3 dominaram entre Nador e Boudnib. Carlos Vento foi o mais veloz, com a dupla lusa Rui/Bernardo Oliveira na segunda posição.
A bordo de um BRP Can-Am da Old Friends Rally Team, Vento completou os 173,56km cronometrados em 1h58m17s para superar o colega Rui Oliveira – navegado por Bernardo Oliveira – por 3m11s. Os dois venceram também nos respetivos agrupamentos, T4 e T3. Em terceiro ficou Heatcliff Zingraf (Casteu Trophy/Can-Am).
Quarto tempo de Frédéric Henricy (AT4R/Polaris), que se impôs entre os SSV, ao passo que o estreante Gautier Paulin (Apache) foi quinto e segundo entre os T3 a 4m15s de Vento. Nos T1, a Feryn Dakar Team foi a mais forte, com Koen Wauters em sexto e Pascal Feryn em sétimo nos Toyota. Os belgas ficaram separados por 35 segundos.
Na prova dos camiões, cuja classificação é conjunta com a dos carros, SSV, T3 e T4, o mais forte foi Tomas Tomecek (Promet Czechoslovak Group Team/Tatra). O checo superou Cédric Feryn (Feryn Dakar Team/GINAF) por 2m33s. Aad van Velsen (Van Velsen Rally Sport/Scania) ficou em terceiro entre os «pesos pesados».
Top 15 da primeira etapa e da geral: