O ano de 2024 começa como 2023 acabou. Max Verstappen teve uma supremacia clara na qualificação do GP do Bahrein de Fórmula 1 e, assim, irá arrancar de terceiro na corrida de amanhã em Sakhir.
O resumo da qualificação
A primeira qualificação do ano começou com a Ferrari no topo no início da Q1, com Carlos Sainz em primeiro e Charles Leclerc em segundo ainda com pneus médios. Foram ultrapasssados quando se registaram os primeiros tempos com pneus macios, cortesia de Alexander Albon (Williams/Mercedes) e Nico Hülkenberg (Haas/Ferrari).
De seguida, Lando Norris (McLaren/Mercedes) passou no topo, sendo logo superado por Max Verstappen (Red Bull)… antes de Sainz fazer ainda melhor do que o campeão em título para terminar mesmo a Q1 na frente. O segundo setor foi determinante para o espanhol. Verstappen, por seu turno, viria a ser superado também por Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes).
A luta pela fuga à eliminação era a mais importante nesta fase. Depois de mostrarem um bom ritmo nos treinos livres, os Haas tiveram algumas dificuldades para escaparem, com Hülkenberg em 14.º e Kevin Magnussen em 15.º. O dinamarquês salvou-se da eliminação por apenas 0,110s, sendo Valtteri Bottas (Kick Sauber/Ferrari) a ficar de fora – tal como o seu colega Guanyu Zhou. Logan Sargeant (Williams/Mercedes) também não encontrou forma de se apurar, mas mesmo assim ficou a menos de um segundo do topo. A Alpine confirmou-se como a «lanterna-vermelha», tendo Esteban Ocon em 19.º e Pierre Gasly em 20.º.
Q1 CLASSIFICATION 👀#F1 #BahrainGP pic.twitter.com/isBaKdnqzv
— Formula 1 (@F1) March 1, 2024
Início da Q2 com Norris a rodar no imediato em 1m29s, mas no fim dos primeiros dez minutos era Verstappen a ser o mais veloz de forma confortável. Norris era segundo, com Leclerc em terceiro e Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes) em quarto. Sergio Pérez (Red Bull) colocou-se depois na vice-liderança.
Antes das últimas tentativas, Stroll fechava o top dez, mas tudo ainda viria a mudar com as melhorias. O canadiano não conseguiu evitar a eliminação, terminando em 12.º atrás de Yuki Tsunoda (Visa Cash App RB F1 Team) – que ficou a apenas sete milésimos da última vaga na Q3, garantida por Oscar Piastri (McLaren/Mercedes).
A Visa Cash App RB F1 Team ficou com ambos os pilotos fora da contenda, uma vez que Daniel Ricciardo não conseguiu ir além de 14.º. Em 13.º, Albon foi igualmente eliminado, assim como Magnussen – que não conseguiu replicar o colega Hülkenberg, sexto classificado depois de ter estado por instantes em segundo.
Q2 CLASSIFICATION
— Formula 1 (@F1) March 1, 2024
Leclerc pips Verstappen to P1 ⚔️#F1 #BahrainGP pic.twitter.com/4cuft7KjYY
Chegou, por fim, a Q3, que definiria a primeira pole position do ano. Hülkenberg foi o primeiro a estabelecer um tempo, mas logo de seguida foi ultrapassado. George Russell (Mercedes) liderou por breves instantes, antes de Verstappen chegar ao topo para nunca mais de lá sair. Leclerc ameaçou bater o holandês, mas ficou a apenas 0,059s.
A luta foi mesmo entre Verstappen e Leclerc, mas o holandês não deu quaisquer chances com a sua derradeira volta – completou-a em 1m29,179s para superar o monegasco por esclarecedores 0,228s. Russell também melhorou no final, fazendo o suficiente para ser terceiro a 0,306s. Sainz foi terceiro e Pérez terminou em quinto.
Alonso rubricou o sexto crono na frente dos McLaren de Norris e de Piastri, ao passo que Lewis Hamilton (Mercedes) não foi além de nono depois de ontem ter liderado o FP3. Hülkenberg encerrou o lote dos dez primeiros, ficando já a 1,323s de Verstappen.
Resultados: