Melhor início de época dificilmente seria possível para Zane Maloney. O piloto da Sauber Academy somou este sábado a vitória na corrida feature de Sakhir (Bahrein), fazendo assim o pleno de triunfos na ronda inaugural da temporada.
Maloney (Rodin Motorsport) optou por uma estratégia alternativa ao arrancar com pneus macios. Alinhou de terceiro, atrás de Gabriel Bortoleto (Invicta Racing) e de Isack Hadjar (Campos), que colidiram na curva um. Estava o caminho aberto para o homem dos Barbados chegar à liderança.
Enzo Fittipaldi (Van Amersfoort Racing) não evitou atingir o monolugar de Hadjar, o que causou uma intervenção do safety car e o abandono de ambos. Bortoleto foi penalizado em dez segundos. Depois do safety car, Maloney não cedeu à perseguição de Zak O’Sullivan (ART Grand Prix), conservando o comando.
O ciclo de troca de pneus começou no fim da volta 10 quando Victor Martins (ART Grand Prix) fez a sua paragem nas boxes obrigatória. Existiram alguns momentos decisivos nas paragens, como o abandono de Jak Crawford (Prema) com problemas. Instantes depois de Maloney e de Josep María Martí (Campos) trocarem de pneus, Martins sofreu uma avaria e ficou parado numa posição da escapatória que requereu a intervenção do safety car.
Kush Maini (Campos) estava nessa altura na liderança, ainda sem parar nas boxes, e aproveitou para fazer a operação tirando dividendos com essa estratégia para conseguir um top dez depois de partir do fundo da grelha. Para Maloney, a neutralização em nada impactou.
O jovem piloto continuou a dominar a prova, resistiu à oposição no reatar e chegou ao fim com confortáveis 4,621s de avanço. Martí selou o segundo posto de forma tranquila, com vantagem de mais de sete segundos perante Paul Aron (Hitech Pulse-Eight) – contando com uma penalização de cinco segundos imposta ao estónio por velocidade em excesso na via das boxes. O’Sullivan acabou por ficar em quarto e Bortoletto recuperou até quinto apesar da admoestação inicial.
Mais abaixo, Dennis Hauger (MP Motorsport) alcançou o oitavo lugar e fez a volta mais rápida, recebendo também esse ponto extra. O rookie promissor Andrea Kimi Antonelli (Prema) somou o primeiro ponto da carreira ao terminar em décimo.
Resultados: