Mattias Ekström foi o vencedor da oitava etapa do Dakar 2024 em carros. Esta segunda-feira, o piloto da Audi que ontem sofreu um atraso irremediável devido a incidente, levou a melhor numa luta com o colega Stéphane Peterhansel.
Inicialmente, Sébastien Loeb (Bahrain Raid Xtreme/Prodrive Hunter) ditou o ritmo, mas atrasou-se na segunda parte da especial enquanto Ekström foi recuperando e acabou a disputar a vitória com Peterhansel batendo o veterano por 2m45s. O sueco ainda foi alvo de um minuto de penalização.
Em terceiro ficou Guerlain Chicherit (Overdrive Racing/Toyota) a 3m10s, seguindo-se Carlos Sainz (Audi) e Seth Quintero (Toyota) no top cinco. Nasser Al-Attiyah (Nasser Racing) sofreu novo infortúnio, desta feita com um problema de motor depois de 62km que o forçou a abandonar a prova.
Na classificação geral, Sainz voltou a ganhar tempo na liderança, tendo agora 24m47s de margem perante Loeb. Lucas Moraes (Toyota) segue em terceiro já a 1h05m13s, sendo o lote dos cinco primeiros completado por Guillaume de Mevius (Overdrive Racing/Toyota) e Giniel de Villiers (Toyota).
Top dez da Etapa 8:
Top dez da geral: