A Toyota ganhou este domingo as 6 Horas de Fuji, penúltima ronda do Mundial de Resistência (WEC), com dobradinha: o #7 venceu na frente do #8. Filipe Albuquerque subiu ao pódio nos LMP2.
Apesar de os Toyota terem arrancado das duas primeiras posições, mais de metade da corrida foi liderada pelo Porsche #6. O carro da Porsche Penske Motorsport só cedeu o comando com cerca de quatro horas cumpridas, quando Ryo Hirakawa (Toyota #8) ultrapassou Kévin Estre pouco antes de este parar nas boxes.
O Toyota #7 também ganhou posição ao Porsche, antes de a cerca de 90 minutos do fim Kamui Kobayashi ter completado a ultrapassagem a Brendon Hartley para ganhar. O neozelandês teve um último stint duplo complicado, sem argumentos para lutar pelo comando. Kobayashi, que dividiu o carro com José María López e Mike Conway, cortou a meta com 31,119s de avanço. Hartley esteve com Hirakawa e Sébastien Buemi.
O Porsche #6, com Estre, André Lotterer e Laurens Vanthoor, fechou o pódio, seguindo-se os dois Ferrari AF Corse: o #50 em quarto e o #51 em quinto. António Félix da Costa, com Will Stevens e Yifei Ye como colegas, integrou o Porsche #38 da Hertz Team JOTA que cortou a meta na sexta posição como melhor independente. Félix da Costa teve de superar uma penalização de travessia na via das boxes, imposta devido a um incidente com David Heinemeier Hansson (JOTA Sport) na primeira hora. O melhor Peugeot foi o #94, em sétimo.
Nos LMP2, a Team WRT também ficou mais perto do título com o Oreca #41, graças ao triunfo de Louis Delétraz, Robert Kubica e Rui Andrade. Foi um triunfo claro, com mais de um minuto de avanço. Em segundo ficou o Oreca #22 da United Autosports que Albuquerque dividiu com Frederick Lubin e Phil Hanson.
O luso garantiu a posição final nos últimos dez minutos, ultrapassando Robin Frijns (Team WRT/Oreca #31) depois de um toque entre ambos numa disputa… que os comissários consideraram não ser merecedor de admoestação. A Inter Europol, que era a principal perseguidora do #41 da Team WRT antes de Fuji, não foi além de nono.
Quanto aos LMGTE Am, a AF Corse celebrou o triunfo com o Ferrari #54 de Davide Rigon, Francesco Castellacci e Thomas Flohr. O Corvette já campeão partiu da pole position, mas sofreu diversas contrariedades, incluindo uma penalização de stop-and-go de 30 segundos, e terminou apenas em terceiro. Rigon concluiu a corrida no Ferrari vencedor com 19,020s de avanço face a Ritomo Miyata (Kessel Racing/Ferrari #57). O nipónico estreou-se no WEC este fim de semana, tendo partilhado o carro com Scott Huffaken e Takeshi Kimura.
Resultados:
Resultados por classe: