Cuidado com as imitações! Uma empresa chilena, nos subúrbios de Santiago, criou um conceito de lavagem rápida para automóveis totalmente inspirado no tema “Star Wars”, pensado para oferecer um serviço cinco estrelas, em que os funcionários são os vários personagens da saga, da poderosa figura de Darth Vader ao simpático gigante Chewbacca.
A estratégia funcionou, com algum mediatismo nos meios locais. Mas foi quando o proprietário Matias Jara iniciou o processo de registo da marca “Star Wash”, junto do escritório de patentes chileno, que o projeto da lavagem rápida temática começou a meter água…
A equipa jurídica do empresário recebeu uma ação judicial da Lucasfilm, uma subsidiária da Walt Disney Studios desde 2012, por violação dos direitos de propriedade intelectual.
Jara explica a ideia partiu de uma das filhas, inspirada após uma visita à Disneyland, nos EUA. E enquanto a produtora cinematográfica americana alegou que a marca da lavagem auto poderia dar às pessoas a impressão incorreta de que estava associada à marca Star Wars, o proprietário contestou a ação, argumentando que o nome é diferente o suficiente para evitar qualquer confusão.
“Não fazemos filmes, nem vendemos os seus produtos ou algo assim”, disse, sublinhando que a Star Wash oferece um serviço “estelar” de limpeza de automóveis.
“É claro que este processo está a afetar-nos. Somos uma pequena empresa e estamos a ter gastos que não estavam planeado.”, acrescentou.
A resolução desta contenda, será para seguir nos próximos capítulos…