A cidade de Detroit, nos Estados Unidos, passou a contar com a primeira via pública dotada de carregamento por indução para veículos elétricos.
O sistema acaba de ser instalado pela empresa israelita Electreon, numa via com cerca de 400 metros, e será utilizado para testar e aperfeiçoar a tecnologia antes de expandir a sua utilização a outras vias, segundo revelou o Departamento de Transportes do Michigan, citado pela agência “Associated Press”.
O projeto-piloto inicial de carregamento por indução funciona utilizando bobinas de cobre ligadas à rede elétrica e instaladas sob a estrada que permite carregar automaticamente e sem utilização de cabos os veículos elétricos que circularem na estrada e que estejam equipados com recetores.
Desta forma, quando um veículo com recetor se aproxima dos segmentos de carregamento, os carris por baixo da estrada transferem eletricidade através de um campo magnético, carregando a bateria do veículo. Este sistema apenas é ativado quando um veículo com recetor passa por cima.
A Electreon, já fez saber que a tecnologia que está a utilizar em Detroit, vai ser igualmente instalada em vias em Israel, Suécia, Itália e Alemanha, países com os quais a empresa já possui contratos para a criação de estradas com carregamento por indução.
“Este projeto abre caminho para um futuro de mobilidade com emissões zero, onde os veículos elétricos são a norma, não a exceção”, sublinhou Stefan Tongur, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da Electreon.