A gigante chinesa de veículos elétricos BYD, continua empenhada na estratégia de expansão das suas marcas e a mais recente aposta é a marca premium Denza, que pretende conquistar novos mercados na Europa
Na última edição do Festival de Goodwood, a marca do Grupo BYD deu a conhecer o Z9GT e o monovolume D9. Além disso, e segundo o “Autocar”, a marca revelou que vai oferecer em breve o potente SUV B5, um híbrido plug-in.
Lançado na China no ano passado sob o nome Bao 5, o veículo de 4,89 metros de comprimento é um dos três modelos da nova submarca de SUVs da BYD, Fang Cheng Bao. No entanto, presumivelmente na Europa, este SUV vai receber o nome de Denza B5 e será comercializado juntamente com o Z9 GT shooting brake, e a monovolume D9.
A Denza ainda não revelou detalhes técnicos do novo B5, no entanto, o “Autocar” avança que o modelo será idêntico ao que é comercializado no mercado chinês, que conta com sistema híbrido plug-in, equipado com um motor a gasolina turboalimentado de 1,5 litros e dois motores elétricos, um motor eixo, que geram uma potência de 687 cv. Os dois motores elétricos são alimentados por uma bateria de 31,8 kWh, que segunda a norma chinesa CLTC é capaz de proporcionar uma autonomia elétrica de até 125 km.
Recorde-se que a Denza foi criada há cerca de 15 anos como uma joint venture entre a BYD e a Mercedes-Benz, inicialmente com o foco centrado no maior mercado automóvel do mundo, a China. No entanto, depois da saída da Mercedes-Benz, a BYD transformou a Denza numa marca premium de modelos eletrificados.