Dennis Hauger, a sensação norueguesa das corridas, começou a sua jornada na série Indy NXT by Firestone com um grande impacto, oferecendo uma performance que superou todas as expectativas. A primeira corrida da temporada viu-o não só garantir a pole position, mas também liderar todas as voltas, acabando por cruzar a linha de meta com a bandeira quadriculada no carro No. 28 Rental Group sob bandeira amarela. Este triunfo faz de Hauger o primeiro piloto a conquistar uma vitória na sua corrida de estreia na Indy NXT by Firestone desde Linus Lundqvist em 2021.
A transição de Hauger para a série de desenvolvimento da IndyCar segue uma corrida estelar no Campeonato FIA de Fórmula 3 em 2021, onde saiu vitorioso. O seu currículo inclui também cinco vitórias e 13 pódios na FIA Fórmula 2 – o último degrau na escada para a Fórmula 1 – ao longo das últimas três temporadas.
Relembrando a sua experiência na primeira corrida da série Indy NXT, Hauger afirmou: “Foi divertido. Esta foi a minha primeira corrida propriamente dita neste circuito. Tivemos um bom ritmo. O carro estava realmente bom, e a equipa fez um trabalho incrível durante todo o fim de semana para estar lá em cima connosco. Estou super feliz. Um bom começo para a temporada e definitivamente um impulso de confiança para nós.”
O evento não foi apenas um sucesso para Hauger, mas também um triunfo para a Andretti Global, uma vez que Lochie Hughes, outro novato, garantiu um segundo lugar no carro No. 26 McGinley Clinic/USF Pro Championship. O pódio foi completado por Caio Collet, o piloto de retorno mais bem classificado, ao volante do carro No. 76 HMD Motorsports.
Myles Rowe, no carro No. 99 Abel Motorsports/Force Indy, igualou o seu melhor resultado da carreira ao terminar em quarto, enquanto Salvador de Alba, a conduzir o carro No. 27 Grupo Indi para a Andretti Global, completou o top cinco.
Jordan Missig, outro piloto que está a dar passos significativos, alcançou o melhor resultado da sua carreira ao terminar em sexto lugar no carro No. 48 Abel Motorsports. Este feito seguiu-se à sua melhor posição de qualificação de sempre, em nono, e coroou um fim de semana de grande progresso para o jovem piloto.
A performance dominante de Hauger foi momentaneamente interrompida por quatro bandeiras amarelas, o que levou à revisão da corrida originalmente planeada de 45 voltas para um evento de 55 minutos. Apesar das interrupções, Hauger conseguiu manter-se à frente de Hughes em todas as três recomeços e aumentou progressivamente a sua vantagem.
À medida que a corrida se aproximava do seu fim, com apenas 10 minutos restantes, Hauger estava à frente de Hughes por 1,3 segundos. Esta vantagem alargou-se ainda mais para 2,4 segundos e continuava a crescer quando Jack William Miller, que corria em quinto lugar no carro No. 40 da Abel/Miller/Vinatieri Motorsports, colidiu com a barreira na Curva 9. Este incidente provocou o quarto e último período de bandeira amarela e sinalizou o fim da corrida.
As novatas da HMD Motorsports, Sophia Floersch e Hailie Deegan, terminaram em 12º e 14º lugares, respetivamente, nas suas estreias na série.
O Grande Prémio do Alabama é a próxima corrida do Indy NXT by Firestone, agendada para domingo, 4 de maio, no Barber Motorsports Park. A corrida será transmitida na FS1, na aplicação FOX Sports e na IndyCar Radio Network a partir das 11:30 ET.








