Daniel Suárez está focado na performance, não na segurança do emprego. Ao entrar na temporada de 2025 da NASCAR Cup Series com uma extensão de contrato de um ano com a Trackhouse Racing, o piloto mexicano deixou claro—não está aqui apenas para uma vitória por temporada.
Com 31 anos e uma passagem estável mas inconsistente na Trackhouse, Suárez sabe que o seu futuro a longo prazo com a equipa depende dos resultados. Mas, em vez de deixar a incerteza pesá-lo, ele opta por focar em levar a Trackhouse de volta ao topo após temporadas consecutivas de declínio de performance.
“Vencer Uma Corrida por Ano Não É Suficiente”
Falando antes da Daytona 500, Suárez não se conteve nas expectativas que está a estabelecer para si mesmo e para a Trackhouse Racing.
“A minha principal prioridade é desempenhar bem e continuar a melhorar,” disse Suárez. “Já disse isto no passado e vou repetir: o meu objetivo não é vencer uma corrida por ano. Se este for o objetivo, estamos em agendas diferentes.”
Suárez está faminto por mais—e está a desafiar a Trackhouse a elevar-se ao nível das maiores equipas da NASCAR.
“Como podemos levar a Trackhouse para o próximo nível? Como podemos fazer com que a Trackhouse dê uma verdadeira luta à Penske, Hendrick e Joe Gibbs Racing? As grandes equipas que estão sempre à frente todos os anos.”
Suárez notou que a Trackhouse esteve lá em 2022, quando ganhou a sua primeira corrida da Cup Series em Sonoma, e Ross Chastain venceu duas vezes a caminho de um segundo lugar no campeonato. Mas a equipa retrocedeu em 2023 e 2024, e ele acredita que fizeram ajustes críticos durante a intertemporada para reverter a situação em 2025.
Uma Mudança na Equipa da Trackhouse Acrescenta Pressão
Suárez é um dos três pilotos a tempo inteiro na Trackhouse Racing, ao lado de Ross Chastain e Shane van Gisbergen. Mas à espreita está o fenómeno de 18 anos Connor Zilisch, que tem um contrato de desenvolvimento de vários anos e já está a ganhar atenção como a próxima grande promessa da equipa.
Com as equipas da Cup limitadas a três entradas, Suárez entende que o proprietário Justin Marks terá de tomar decisões difíceis sobre a equipa no futuro—tal como fez no ano passado, quando Zane Smith foi afastado para dar lugar a van Gisbergen.
No entanto, Suárez não está a deixar que o profundo pipeline da Trackhouse abale a sua confiança.
“Há muitas coisas que temos de fazer para conseguirmos ter um bom desempenho—não sou só eu,” disse Suárez. “Sim, sou um fator muito importante nisso, mas temos de continuar a melhorar como grupo.”
Suárez enfatizou que o seu foco está em vencer corridas, não em se preocupar com os planos de longo prazo da equipa.
“No final do dia, preocupo-me comigo mesmo e preocupo-me em como posso trazer a melhor oportunidade possível para vencer várias corridas por ano. Esse é o meu principal objetivo.”
Um Ano Decisivo para Suárez e Trackhouse
Enquanto Suárez elogiava a Trackhouse pelo seu abordagem inovadora com o Projeto 91 e o desenvolvimento de pilotos, ele também admitiu que 2024 foi uma temporada nebulosa cheia de incertezas.
Agora, após uma intertemporada movimentada de reestruturação e melhorias, ele está esperançoso de que 2025 será o ano em que a Trackhouse Racing voltará a estar no caminho certo.
“Há um ano, neste momento, estava um pouco nebuloso, e não sabíamos realmente para onde estávamos a ir,” disse ele. “Na intertemporada, realmente fizemos muitos progressos no que eu acho que está a ir na direção que acreditamos ser a melhor.”
Suárez sabe que a pressão está em cima—tanto para ele como para a sua equipa. E se ele quiser assegurar o seu lugar a longo prazo na NASCAR, 2025 tem de ser um ano de avanço.
Será que ele irá aceitar o desafio e tornar-se um vencedor em várias corridas? O tempo está a passar, e Suárez está pronto para provar que pertence ao topo.