A legião de fãs do Dacia Duster têm agora mais um motivo para celebrar a última criação, fruto de uma parceria com o preparador romeno, Romturingia, conhecido pela transformação das gerações anteriores do Duster em pick-ups.
Desta vez, a empresa romena foi mais longe e manteve uma configuração de cabine dupla, da Duster pick-up, e reduziu o espaço de carga, transformando o conhecido SUV, numa pick-up compacta.

A alteração mais significativa foi registada ao nível da secção traseira. O tejadilho foi cortado após os pilares ‘D’, deixando o restante da carroçaria intacta. A área de carga exposta é revestida com acabamento plástico ao longo no piso e nas laterais, e apresenta ainda uma tampa personalizada com abertura para baixo. Além disso, existe uma nova divisória com uma janela traseira plana que separa os passageiros da zona de carga.
O espaço para a carga apresenta um comprimento máximo 1,05 metros, com uma largura de 1 metro e uma capacidade de carga útil de 430 kg. Para manter a carga em segurança, existem ainda duas calhas em metal e quatro ganchos.

Por dentro existe espaço para quatro ocupantes, sendo que no banco traseiro, os passageiros usufruem de um apoio para os braços ao centro. Já em matéria de dimensões, nada foi alterado face ao Duster convencional, com a pick-up a apresentar 4,34 metros de comprimento, 1,81 m de largura e 1,65 m de altura. Por seu lado a distância ao solo é de 224 mm.

Esta Duster pick-up, com assinatura da Romturingia, está inserida na categoria N1 de comerciais ligeiros, e disponível nas versões Expression, Extreme e Journey, mantendo assim o nível de equipamento do SUV, com dois níveis de motorização híbrida. A versão “mild hybrid” de 130 cv com tração integral, bem como a variante “full-hybrid” de 140 cv e tração dianteira.
Não é certo que este Dacia Duster pick-up venha a chegar aos mercados globais, e por isso para adquirir um destes modelos será necessária uma visita à Roménia, onde o modelo está disponível por um preço que arranca nos € 25.983 sem IVA.
