A Dacia aproveitou a imposição da norma europeia GRS2 que define os novos requisitos de segurança dos veículos na União Europeia e que entra em vigor a partir de julho, para introduzir ligeiras atualizações nas gamas Sandero, Jogger e Sandero Stepway.
As novas normas de segurança da União Europeia passam a obrigar que os veículos incluam de série vários dispositivos de proteção, com vista a melhorar a segurança rodoviária de todos, incluindo peões e ciclistas, para além de obrigar os modelos a estarem equipados com uma “caixa negra”, que regista todos os dados de condução.
Dessa forma a Dacia, o Sandero ganha uma nova vaiante, Journey derivada do Stepway Extreme, e que de série apresenta uma antena em forma de barbatana de tubarão e jantes Randia diamantadas. Já no interior, destaque para o suporte amovível para smartphone, a que se junta câmara de marcha-atrás, ar-condicionado bem como compartimentação da bagageira.
Há também novas jantes Flexwheel Atara em dois tons para este modelo, e jantes Flexwheel Atara Dark bicolores para o Sandero Stepway e Jogger
O Sandero Stepway passa a dispor em exclusivo de uma nova cor de carroçaria, Bege Safari, que confere ao modelo um caráter ainda mais outdoor. Já o Cinzento Schiste, anteriormente reservado ao Jogger, e o Verde Cedar, emblemático da versão Extreme, estão agora disponíveis em todos os modelos.
Por sue lado o Jogger Hybrid 140 estreia um painel de instrumentos de 7’’, visto pela primeira vez no novo Duster, mais moderno e que disponibiliza mais informações específicas ao condutor, e passa a dispor da nova função quer permite preservar um nível de carga alvo para a bateria de tração de cerca de 70%, para utilizar mais tarde numa viagem
Desta forma o condutor podem utilizar o modo elétrico em subidas e desativá-lo assim que a subida íngreme terminar.
Em matéria de segurança, foram introduzidos novos equipamentos em toda a gama, a começar pela versão Essential e assim para além da “caixa negra” passa a estar disponível de série, reconhecimento de sinais de trânsito com alerta de velocidade, sistema de aviso de saída de faixa de rodagem, assistente de manutenção na faixa de rodagem, asserta de atenção do condutor, assistente de estacionamento traseiro, sensores de luminosidade e chuva, sistema avançado de travagem de emergência (peões e ciclistas), bem como sinal de travagem de emergência.
Um botão no painel de instrumentos “My Safety” permite ao condutor desativar determinados Sistemas de Assistência à Condução (ADAS) durante a condução e sempre que o automóvel é ligado.
Para além das atualizações do Sandero, Jogger e Sandero Stepway, a Dacia anunciou que a gama cresce em Portugal com a adição do novo Logan, que está de regresso ao mercado nacional.