Entre os fabricantes de modelos de baixo volume de produção, a Czinger é uma marca única. A empresa da Califórnia, nos EUA, faz uso da impressão 3D na construção do hiperdesportivo 21C, um dos carros mais exclusivos do mercado.
Para além do 21C, a marca norte-americana tinha nos seus planos lançar um modelo tendo por base o concept Hyper GT apresentado em 2022, no entanto, esse objetivo, parece ter desaparecido agora.
Em entrevista ao britânico “Autocar”, George Biggs, Chief Commercial Officer (CCO) da Czinger, revelou que tanto o Hyper GT de quatro lugares, como o SUV planeado, semelhante ao Lamborghini Urus, foram retirados dos planos da marca que pretende continua a desenvolver o 21C e outros hiperdesportivos semelhantes.
Segundo Biggs está decisão foi tomada tendo em conta que a Czinger “precisa ser algo de altíssima qualidade e sustentável”, e que nesse sentido, o melhor caminho para a marca da Califórnia é evitar “perseguir tendências de mercado”, e dessa forma fugir à pressão a que estão sujeitos os fabricantes tradicionais de superdesportivos para incluir um SUV na gama de modelos.
Esta mudança estratégica da Czinger, deixa antever que o 21C poderá ter vários sucessores após a produção inicial de 88 unidades. Biggs sugeriu mesmo que as opções possam incluir um modelo mais ficado nas pistas e uma versão mais convencional.
Recorde-se que o Czinger 21 C está equipado com um motor V8 de 2,88 litros montado a meio e capaz de funcionar a 11 000 rpm, que combina com dois motores elétricos na frente, alimentados por uma bateria de 2kWh que debita uma potência de 1267 cv.
A apurada aerodinâmica e o peso razoavelmente contido de pouco mais de 1400 kg, para a versão de produção, permitem a este modelo acelerar de 0 a 100 km/h em 1,9 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 432 km/h.