A Cupra decidiu renovar o Formentor, o modelo mais vendido da marca, e o Leon pela primeira vez e para isso os designers da marca realizaram uma atualização profunda que traz muitas novidades.
Desenvolvidos em Martorell, os dois modelos passam a contar com nova linguagem de design da Cupra e no exterior apresentam uma secção frontal que traz o conhecido “nariz de tubarão”, já visto no Terramar, a que se juntam luzes diurnas triangulares em LED e uma grelha larga e aberta. Já na traseira foram atualizados os farolins e o logótipo da Cupra que surge agora iluminado.
O habitáculo dos dois modelos também foi revisto e oferece agora um ambiente de maior qualidade com elementos redesenhados como a consola central a adotar uma abordagem mais sustentável com os bancos Bucket, que podem ser estofados com microfibra sustentável (73% reciclada e com perfuração progressiva a laser) ou com couro que é considerado “ambientalmente consciente”.
Os modelos também ganham um ecrã de infoentretenimento sensível ao toque de maiores dimensões 12,9’’, dotado de um novo software operacional e que oferece maior personalização e capacidade de resposta.
Os renovados modelos da Cupra incorporam ainda um novo sistema de áudio de alta-fidelidade com 12 altifalantes, desenvolvido em colaboração com a empresa de áudio premium Sennheiser Mobility.
Tendo por base a plataforma MQB Evo do Grupo VW, a oferta mecânica dos dois modelos é vasta com destaque para uma versão atualizada do motor 2,0 litros de quatro cilindros turbo a gasolina com 333 cv, ou seja, mais 23 cv do que antecessor, e que está disponível no Formentor e no Leon Sportstourer.
Os modelos equipados com este motor também estão dotados de vectorização de binário, travões Akebono e um modo de condução especial Cupra que permite ajustar a resposta do acelerador e das passagens de caixa. Esta versão topo de gama do renovado Formentor e Leon está equipada com uma caixa de dupla embraiagem de sete velocidades e com tração integral.
A gama vai contar ainda com uma segunda variante do motor de 2,0 litros que oferece com 204 cv potência, a que se junta uma opção mild-hybrid de 48 V, equipada com um motor de 1,5 litros com 150 cv de potência.
Existe ainda duas versões híbridas plug-in com 204 e 272 cv, que estão associadas a uma nova bateria de 19,7 kWh, que substitui a anterior de 13 kWh, e que anuncia uma autonomia de até 100 km em modo 100% elétrico. A capacidade de carregamento também foi melhorada e desta forma a bateria das versões híbridas plug-in pode agora ser carregada até 50 kW.
A Cupra já fez saber que os renovados Formentor e Leon vão chegar ao mercado no verão.