A Cupra atravessa um momento particularmente feliz, depois de um ano de 2025 em que, de acordo com dados oficiais da ACEA (Associação dos Construtores de Autómoveis Europeus), vendeu, na União Europeia, 249 179 automóveis, mais 35,8% do que em 2024, o faz dela, de longe, a marca do Grupo VW que mais cresceu neste período. Não é por isso de estranhar que os responsáveis da casa catalã abordem o ano de 2026 com enorme entusiasmo, suportado por dois lançamentos 100% elétricos de extrema relevância para a subsidiária da Seat : o novíssimo Raval, o modelo que representará o acesso à gama sem emissões da Cupra, bem como a atualização do Born, o primeiro modelo exclusivamente alimentado a bateria da marca espanhola.
Markus Haupt, CEO da Cupra, em entrevista à publicação britânica Auto Express, reconheceu a importância do novo Raval na estratégia da marca que lidera: “O Raval deve impulsionar-nos, porque essa é a única forma de cumprirmos os nossos objetivos de emissões de CO2. Nas cidades, onde esse fator é ainda mais importante, estamos realmente confiantes de que este automóvel pode representar um relevante ponto de viragem”. O responsável máximo do construtor espanhol reconhece, igualmente, que, “em alguns mercados, precisamos de lutar por um aumento nas vendas de veículos elétricos. Percebemos que alguns países estão com dificuldades em relação à adoção da mobilidade elétrica, e isso é algo que precisamos de mudar. A Comissão Europeia, e, em particular, os países, devem adotar políticas que promovam a descarbonização, e mantê-las”.
Porém, as novidades elétricas da Cupra para 2026 incluem igualmente uma significativa evolução do seu primeiro modelo 100% elétrico, o Born, que se apresentará com um design renovado na dianteira e na traseira, incorporando, por exemplo, a nova assinatura luminosa da marca, com os triângulos sobrepostos. Para além disso, a gama será igualmente reforçada com a introdução de uma nova variante de acesso, equipada com uma bateria de química LFP (fosfato de ferro-lítio), cuja capacidade não foi ainda anunciada.








