A Cupra anunciou o arranque da produção do Terramar, um dos modelos mais aguardados do ano e que marca o adeus aos motores a combustão da marca de Barcelona.
O novo SUV da Cupra que é produzido na fábrica da Audi em Győr, na Hungria, numa colaboração entre as duas empresas que remonta a 2011, quando a fábrica da Seat em Martorell iniciou a produção do Audi Q3. Agora com a produção do novo SUV desportivo da Cupra, a fábrica de Győr converte-se na primeira unidade da Audi a produzir veículos de outra marca.
Já se sabe que o novo Terramar combina as possibilidades dos motores de combustão com os motores eletrificados, oferecendo uma gama repleta de opções que permitem ao condutor escolher aquela que melhor se adapta às suas necessidades.
Cinco sistemas de propulsão diferentes, que englobam três tecnologias. Os motores TSI (gasolina), eTSI (Mild Hybrid) e e-Hybrid (híbrido plug-in) formam uma oferta que oferece potências desde 150 cv até 272 cv, sendo que todas as motorizações estão equipadas com uma caixa automática DSG de dupla embraiagem.
Desta forma, o acesso à gama é feito através de um motor eTSI que combina a eficiência da tecnologia Mild Hybrid de 48V com o propulsor a gasolina 1.5 TSI de 150 cv, associado exclusivamente à transmissão DSG de 7 velocidades. A tecnologia híbrida é composta por um gerador e uma bateria de íones de lítio de 48V.
Já a versão híbrida plug-in apresenta-se com dois níveis de potência, uma de 204 cv e outra de 272 cv, a versão VZ. Desta forma, esta variante faz uso de motor elétrico 1.5 TSI, combinado com um motor elétrico e uma bateria de 19,7 kWh de capacidade, que permite ao novo Cupra Terramar uma autonomia em modo 100% elétrico de mais de 100 km. A bateria pode ser carregada em postos de carregamento rápido até 50 kW (CC), ou através de uma Wallbox de 11 kW.
A versão a gasolina está equipada com um motor de 2.0 litros, com 240 cv de potência ou 265 cv. Ambas as variantes estão dotadas de tração integral 4Drive.
A Cupra anunciou ainda uma edição limitada do novo modelo, o Terramar America’s Cup, que terá uma produção limitada de 1337 unidades,