Está a Aston Martin a tentar atrair o atual Campeão do Mundo, Max Verstappen, para a sua equipa? Helmut Marko, o conselheiro da Red Bull Racing, parece pensar que sim. Ele sugere que a Aston Martin está a aproveitar a fascinação de Verstappen pelo seu carro GT3 para o seduzir a juntar-se à sua equipa. Além disso, Marko considera isto um movimento lógico, dado que qualquer equipa competitiva estaria ansiosa por contratar o campeão do mundo.
No ano passado, circularam rumores sobre a possível saída de Verstappen para a Mercedes. No entanto, o rumor de 2022 na Fórmula 1 começou a girar em torno da Aston Martin como o seu destino preferido.
De acordo com o Daily Mail, Jefferson Slack, o Diretor Geral de Comercial e Marketing da Aston Martin, tem estado a atrair potenciais patrocinadores com a ideia de que Verstappen, um quatro vezes Campeão do Mundo de F1, está prestes a juntar-se à sua equipa. O relatório sugere que um colossal negócio de cerca de 1 mil milhões de dólares está alegadamente em cima da mesa.
Em resposta, a Aston Martin negou categoricamente essas alegações. Um porta-voz da Aramco para a Aston Martin disse ao PlanetF1.com que a história era categoricamente falsa.
Apesar da negação, uma potencial aliança entre Verstappen e a Aston Martin pode não ser tão descabida quanto parece. Marko confirmou que houve discussões entre Verstappen e o fabricante britânico de automóveis, mas essas conversas giram em torno de carros GT.
Marko disse à Motorsport-Total: “Oficialmente, houve contacto devido à paixão de Max pelas corridas de GT.” Ele acrescentou: “Como sabemos, Max é proprietário de uma equipa e conduz regularmente carros GT.”
O carro GT3 da Aston Martin aparentemente despertou o interesse de Verstappen e agora faz parte do seu programa de corridas de GT. No entanto, isso não descarta a possibilidade de que a conversa sobre o carro GT3 possa ter derivado para potenciais planos na Fórmula 1.
Marko disse: “O GT3 foi o atrativo,” e continuou: “E não é segredo que [Adrian] Newey é um grande fã de Max. E então, é apenas lógico que lhe façam uma proposta.”
Marko expressou ceticismo sobre a suposta oferta de 1 mil milhões de dólares, especialmente considerando o preço atual das ações da Aston Martin. No entanto, reconheceu que a proposta era substancial.
Dada a função de Newey na equipa e a sua preferência por determinados pilotos, faria sentido que a Aston Martin tentasse pelo menos seduzir Verstappen com uma oferta. Notavelmente, Verstappen conquistou todos os seus títulos do Campeonato de Pilotos em carros da Red Bull F1 desenhados por Newey, sendo o RB21 de 2025 o primeiro carro desde 2007 que não foi criado pelo designer britânico.
Durante o lançamento da decoração do F1 75, Verstappen também abordou os rumores sobre a sua associação com a Aston Martin. Ele confirmou que as suas discussões com o fabricante de automóveis foram puramente sobre corridas de GT. Ele afirmou: “O único contacto que tive com a Aston Martin foi sobre GT3 para este ano, é isso.” Pouco depois, o campeão da F1 colocou o Aston Martin GT3 à prova em um teste privado.