O fornecedor do setor automóvel Continental anunciou a supressão de 7150 postos de trabalho em todo o mundo, no âmbito de um plano de redução de custos destinado a reforçar a competitividade na difícil transição para a mobilidade elétrica.
“Cerca de 5400 empregos serão afetados” no total de administrativos e 1750 no setor da investigação e desenvolvimento, incluindo 380 postos de trabalho na subsidiária de software Elektrobi “até 2025, o mais tardar”, revelou o grupo num comunicado de imprensa que detalha o plano de reestruturação anunciado no final de 2023.
Ao que tudo indica a unidade de produção de pneus da Continental em Portugal, localizada em Famalicão, com 2600 funcionários não será afetada pelo plano de restruturação agora confirmado, que terá implicações na divisão Automotive.
“Ao simplificar a nossa rede de investigação e desenvolvimento, aproveitaremos sinergias e reduziremos custos. Combinado com o nosso foco em tempos de desenvolvimento mais curtos e em tecnologias futuras de alto crescimento, o que vai permitir melhorar a nossa competitividade a longo prazo”, refere em comunicado, Philipp von Hirschheydt, membro do Conselho Executivo e responsável pela área Automotive da Continental.