A Continental anunciou a estreia de um novo simulador de condução que passa a ser utilizado para o desenvolvimento de novos pneus, especialmente em equipamento de origem.
A marca revelou que os testes virtuais de pneus vão permitir economizar custos, matérias-primas e reduzir os tempos de desenvolvimento. O sistema, altamente tecnológico, é conhecido como simulador “driver-in-the-loop” (DIL) e tem a capacidade de calcular os parâmetros exatos da dinâmica de condução dos pneus no veículo de teste correspondente.
Graças à sua alta manobrabilidade, o simulador pode fornecer aos pilotos de teste profissionais, sensações de condução comparáveis às dos testes de pneus numa pista real.
“Métodos de desenvolvimento virtual permitem-nos soluções ainda mais eficientes e adaptadas às necessidades e requisitos dos nossos clientes. Os quilómetros virtuais também desempenham um papel importante na preservação de recursos valiosos”, revelou Bernd Korte, chefe de desenvolvimento de pneus ligeiros da Continental.
Com o novo simulador de condução, a Continental vai reduzir os tempos de desenvolvimento e minimizar os custos e o uso de matérias-primas. “Com esta tecnologia de condução, avaliamos e otimizamos um pneu antes de o construir fisicamente pela primeira vez”, explicou Julian Kroeber, responsável pelo simulador de pneus. “Isso permite-nos otimizar ainda mais o nosso processo de desenvolvimento”.
O simulador está preparado para avaliar todo o tipo de pneus, e a “vantagem crucial é que os parâmetros do pneu podem ser ajustados digitalmente a qualquer momento. Isso significa que os testes de condução podem ser repetidos em intervalos curtos e as impressões de condução podem ser diretamente comparadas”, acrescenta a Continental em comunicado.