Até a Liga de Corridas Autônomas de Abu Dhabi
Até a Liga de Corridas Autônomas de Abu Dhabi
A última vez que os rivais do MotoGP Aleix Espargaro e Franco Morbidelli tiveram um confronto na pista, terminou com um deles dando um tapa na nuca, seguido de um ataque verbal sobre respeito. Essa disputa foi resolvida e não houve recorrência desses incidentes desde o Grande Prêmio do Catar de 2023, na França, no último fim de semana. No entanto, seu choque invisível na última volta gerou diferentes reações e opiniões, bem como outra reclamação direcionada aos comissários que estão constantemente sob escrutínio.
Espargaro já havia tomado uma ação evasiva ao sair da pista para evitar Enea Bastianini na Chemin aux Boeufs Esses, no final de algumas voltas desafiadoras em que ele caiu do terceiro lugar nas primeiras fases do GP da França. Embora não tenha sido mostrado na transmissão de TV, Morbidelli essencialmente repetiu essa manobra na última volta, o que, na visão de Espargaro, o forçou a obedecer ou bater, semelhante ao que ele acreditava ter acontecido no incidente com Bastianini. Como resultado, Espargaro caiu para o nono lugar atrás de Morbidelli e Brad Binder.
Enquanto Espargaro confrontava Morbidelli no centro de imprensa após a corrida, ele parecia calmo em relação ao incidente ao falar com a imprensa. Em vez disso, sua principal preocupação era a falta de ação tomada pelos comissários. Embora não tenha havido contato físico em nenhum dos incidentes, Espargaro enfatizou que acreditava que isso era irrelevante e que as ações, não apenas suas consequências, precisavam ser levadas em consideração.
Espargaro afirmou: “Se eu mantivesse a linha [contra Bastianini], nós dois teríamos um grande acidente; estávamos muito rápidos e eu vi o replay, ele estava longe quando me atacou. Então eu realmente não entendi por que não houve penalidade, mas está tudo bem”.
Esse incidente ocorre apenas algumas semanas após o encontro anterior de Espargaro com o painel de comissários liderado por Freddie Spencer em Jerez. Naquela ocasião, Espargaro foi o alvo de escrutínio após o contato com Johann Zarco resultar em ambos acabando na brita. Zarco foi quem expressou frustração em relação aos comissários, acreditando que eles buscaram sua orientação em vez de tomar uma decisão sobre a punição adequada para Espargaro.
Bastianini recebeu uma penalidade, mas foi por cortar a segunda parte das Esses e obter uma vantagem injusta, não por forçar Espargaro a sair da pista. Morbidelli, que não recebeu nenhuma penalidade e terminou em sétimo lugar, foi ainda menos arrependido do que Bastianini ao ser questionado sobre o incidente imediatamente após sua conversa acalorada com Espargaro.
“Eu apenas tentei uma manobra de ultrapassagem na última curva. Ele não pareceu muito satisfeito com isso, mas estou acostumado com seu comportamento agora”, disse Morbidelli. “Nem chegamos a nos tocar.”
E perguntado por