A Mercedes-Benz anunciou que se tornou a primeiro fabricante internacional autorizado a testar automóveis com tecnologias de condução autónoma de Nível 4 na China.
Esta aprovação vai permitir a marca germânica passar a testar modelos dotados de condução autónoma de nível 4 nas estradas e autoestradas da cidade de Pequim.
Este nível de condução autónoma permite que o automóvel assuma o controlo de todas as principais componentes da condução. É, assim, capaz de conduzir autonomamente, mas apenas em percursos pré-definidos. Na eventualidade do automóvel sair do percurso definido, é necessária a intervenção do condutor. Caso o condutor não intervenha, o veículo ativa o protocolo de segurança que imobiliza o automóvel imediatamente.
Desta forma, a Mercedes-Benz vai ter agora a oportunidade de testar e avaliar o desempenho do sistema de condução autónoma em várias condições, como estacionar, realizar inversões de marcha, virar à esquerda em vias movimentadas, tudo sem a intervenção do condutor.
Recorde-se que a Mercedes-Benz oferece atualmente o Drive Pilot, um sistema de condução autónoma de nível 3 que está disponível na Alemanha e nos EUA.
Além disso, a marca germânica confirmou recentemente que 15 modelos vão passar a disponibilizar a função de Mudança Automática de Faixa de Rodagem para ultrapassar um veículo, sistema que passa a estar disponível em 33 países europeus.