O Citroën Ami é um quadriciclo ligeiro 100% elétrico que se tem revelado num enorme sucesso, até porque o pequeno modelo citadino pode ser conduzido em Portugal por adolescentes a partir dos 16 anos, bastando para isso ter a carta de condução B1.

Depois de ter revelado algumas versões mais radicais do AMI, a Citroën deu agora a conhecer uma versão especial com a assinatura do designer Massimo Biancone, que presta homenagem ao 2CV Charlestone, versão icónica apresentada em 1980 no Salão Automóvel de Paris com a carroçaria pintada nos tons Rouge Delage/Noir. A configuração teve tanto sucesso que sustentou as vendas do 2CV até 1990, quando o último exemplar saiu da fábrica da Citroën em Mangualde (Portugal), contribuindo significativamente para transformar o modelo, que comemorou recentemente os seus 75 anos., num veículo de culto, que ainda hoje representa liberdade, charme francês e aventura.
Ora Massimo Biancome, personalizou o pequeno Ami com as cores do Charleston, mas foi no interior que mais alterações foram efetuadas, a começar pelo volante de um raio, numa clara homenagem ao clássico 2CV, a que se juntam novos bancos ergonómicos, estofos em couro com padrão “houndstooh”.




Para além disso, o designer adicionou um bolso especial para guarda-chuva atrás do banco do condutor.Entre os outros elementos distintivos do Ami Charleston by Biancone estão também a luz de cortesia sob o painel, vidros laterais e traseiro escurecidos para garantir maior privacidade, bem como um sistema de áudio Bluetooth.
“O objetivo do projeto ‘Ami Charleston’ foi, desde o início, trazer à tona o gosto pela elegância e valorizar o conforto a bordo, conceitos que sempre estiveram presentes no DNA da marca Citroën. A viagem foi olhar com novos olhos para um produto que já está em circulação e ter presente a história e a cultura da marca o que permitiu criar uma versão capaz de combinar passado, presente e futuro.”, referiu Massimo Biancone.

A Citroën já fez saber que não vai comercializar o AMI Charleston By Biancone, mas que os clientes pode solicitar a customização do modelo diretamente no site do designer Biancone.