Num desenvolvimento notável e surpreendente, a grelha para o próximo Grande Prémio da Bélgica verá um quarto de todos os participantes a começar a corrida a partir da box, incluindo estrelas consagradas como Lewis Hamilton e Fernando Alonso.
Carlos Sainz será a mais recente adição a esse contingente da box, depois de a Williams ter decidido alterar a configuração mecânica e aerodinâmica do seu FW47 e penalizá-lo com o início da corrida a partir da box. A nova configuração foi uma jogada antecipatória para o mau tempo esperado em Spa, onde a chuva foi suficientemente intensa no momento em que este texto foi escrito para cancelar a corrida da F3 e perturbar a F2.
Juntamente com Sainz na box está Hamilton, ao lado de Alonso e Kimi Antonelli, que também incorreram em penalizações. Hamilton recebeu penalizações por motor, mas também fez alterações à configuração da suspensão do seu carro, que estava fora dos limites das regulamentações do parc fermé.
As consequências desta ação na competição têm o mundo da F1 a reagir com especulação e antecipação sobre como estes talentosos pilotos vão trabalhar para se colocar à frente, todos a partir da box no Grande Prémio da Bélgica. Fiquem atentos a todo o drama no icónico Spa-Francorchamps.