Depois da BYD, agora é a vez do construtor automóvel chinês, GAC, apostar no mercado brasileiro, anunciando o lançamento dos seus modelos híbridos e elétricos, naquele mercado e pretende avançar para a construção de uma fábrica no final de 2026.
A decisão da GAC, segundo adianta a “Reuters”, acontece numa altura em que o sexto mercado automóvel do mundo, vive uma procura elevada por veículos elétricos, e onde marca como a BYD e a Chery já marcam presença.
A GAC apresenta-se no Brasil com quatro modelos elétricos e um híbrido, e espera que as vendas cheguem a 100.000 unidades nos próximos cinco anos, de acordo com o presidente da GAC International, Wei Haigang. “O Brasil é um país enorme e muito importante para nós”, disse ele em uma entrevista à imprensa chinesa.
Recorde-se que segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos do Brasil (Fenabrave), os veículos eletrificados representam o segmento que mais cresce no mercado brasileiro, com vendas 37,4% no acumulado do ano nos primeiros quatro meses de 2025, para 70.450 unidades, enquanto as vendas de veículos de passageiros em geral subiram 3,4%, para 714.800 unidades.