Charles Leclerc vai arrancar da pole position do GP dos Estados Unidos da América de Fórmula 1 em Austin. Max Verstappen até foi o mais veloz da qualificação de ontem, mas viu a sua melhor volta anulada por infringir os limites de pista.
O resumo da qualificação
A Q1 deu início à qualificação em Austin, com Lewis Hamilton (Mercedes) a ser o mais veloz. A grande surpresa foi a dupla eliminação dos Aston Martin, com Fernando Alonso em 17.º e Lance Stroll em 19.º. O treino livre tinha sido complicado para a formação britânica, devido a problemas de travões.
Menos invulgar foi a Williams ficar de fora com ambos os pilotos, sendo Alexander Albon 18.º e Logan Sargeant o 20.º classificado. Nico Hülkenberg (Haas) alargou a trajetória na última curva da sua derradeira tentativa, o que o despromoveu a 16.º e também o deixou de fora da Q2. O alemão ficou a 22 milésimos do último apurado, Daniel Ricciardo (AlphaTauri).
Quanto à Q2, foi Leclerc (Ferrari) a ditar o ritmo, aproximando-se já do 1m34s… assim como Verstappen (Red Bull), que foi apenas quatro milésimos mais lento. Na zoan de eliminação, desta feita não existiu nada de invulgar.
Yuki Tsunoda (AlphaTauri) foi o 11.º e apenas por 18 milésimos não conseguiu uma vaga na Q2, ficando imediatamente atrás de Sergio Pérez (Red Bull). A Alfa Romeo ficou ausente do restante da qualificação ao ter Guanyu Zhou em 12.º e Valtteri Bottas em 13.º, ao passo que Kevin Magnussen (Haas) foi 14.º e a equipa norte-americana ficava pelo caminho nesta qualificação caseira. Ricciardo foi 15.º, perdendo uma última volta que chegaria para a Q3 devido a alargar a trajetória na saída da curva 19.
Chegou, por fim, a Q3. Leclerc colocou-se na liderança após as primeiras voltas lançadas, estando Verstappen em terceiro também atrás de Hamilton. No entanto, as distâncias eram curtas, em especial entre Leclerc e Hamilton (0,056s).
O monegasco conseguiu melhorar para 1m34,723s na sua última tentativa, mas Verstappen foi cinco milésimos mais veloz. Só que esse tempo foi logo eliminado por infrações dos limites de pista na curva 19, e assim Leclerc garantiu a pole position.
O homem da Ferrari foi 130 milésimos mais veloz do que Lando Norris, que dá continuidade ao bom momento da McLaren. Hamilton foi terceiro, Carlos Sainz (Ferrari) ficou em quarto e George Russell (Mercedes) em quinto. Com o seu melhor tempo apagado, Verstappen irá arrancar de sexto.
Seguem-se os Alpine de Pierre Gasly e de Esteban Ocon, com Pérez em nono da grelha. Oscar Piastri (McLaren) não conseguiu estar no mesmo patamar do colega Norris e irá largar de décimo.
Resultados: