Charles Leclerc terminou na frente do terceiro e último dia de pré-temporada da Fórmula 1, esta sexta-feira em Sakhir (Bahrein). Foi um dia atípico, no qual o melhor tempo absoluto destes testes não foi batido – ficando na posse de Carlos Sainz (Ferrari), que foi o único a rodar no 1m29s.
Problemas com uma área de drenagem na pista logo na primeira meia hora motivaram a uma bandeira vermelha e a uma longa interrupção. Por isso mesmo, ao contrário dos outros dias, quando a atividade recomeçou, não houve pausa realizando-se apenas uma sessão. Nem por isso as equipas deixaram de revezar os seus pilotos como previsto.
Foi relativamente cedo que Leclerc (Ferrari) estabeleceu a marca de referência em 1m30,322s. Já na fase final do dia e com condições mais representativas daquelas que se vão encontrar nas sessões decisivas do Grande Prémio, George Russell (Mercedes) chegou ao segundo lugar ficando a apenas 0,046s. A grande surpresa foi o terceiro tempo de Guanyu Zhou (Kick Sauber/Ferrari) a 0,325s, seguindo-se o tricampeão Max Verstappen (Red Bull) e Yuki Tsunoda (Visa Cash App RB F1 Team).
A Williams foi a única equipa que só usou um dos seus pilotos esta sexta-feira – Alexander Albon, que por isso foi o que mais voltas fez individualmente num total de 121. Na melhor delas fez um crono que chegou para o sexto posto. Oscar Piastri (McLaren/Mercedes) terminou em sétimo acima de Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes), com Sainz e Sergio Pérez (Red Bull) a completarem o lote dos dez mais velozes.
Mais abaixo, encontra-se o heptacampeão Lewis Hamilton (Mercedes) no 12.º lugar, ao passo que Lando Norris (McLaren/Mercedes) foi o que menos quilómetros acumulou – só pôde fazer 20 voltas, na sequência de um problema na embraiagem do seu monolugar.
Tempos: