Charles Leclerc não conseguiu esconder a sua desilusão após as esperanças da Ferrari por um forte resultado em dupla no pódio terem sido destruídas por um acidente tardio entre Carlos Sainz e Sergio Perez no Grande Prémio do Azerbaijão. Leclerc, que liderou desde a pole e lutou ferozmente com Oscar Piastri pela vitória, conseguiu garantir um P2, mas o acidente de Sainz na penúltima volta trouxe um fim abrupto às chances da Ferrari de maximizar pontos.
Piastri realizou uma condução defensiva magistral para conquistar a sua segunda vitória na carreira, deixando Leclerc em segundo lugar, depois de o piloto monegasco ter dificuldades em acompanhar o ritmo superior da McLaren nas fases finais. Enquanto Leclerc elogiava a excecional performance da McLaren e de Piastri, a sua frustração era palpável ao refletir sobre o caos da corrida que viu o seu colega de equipa Sainz colidir com Perez, afastando ambos da luta pelo pódio.
“É uma grande pena para o Carlos,” admitiu Leclerc. “Espero que todos estejam bem, mas não foi um grande dia para a equipa. A McLaren e o Oscar fizeram um trabalho excecional e foram simplesmente melhores do que nós.”
Leclerc tinha conquistado a pole e parecia forte no início, mas um momento crucial na corrida viu-o perder para Piastri com uma manobra ousada do australiano. Leclerc reconheceu o seu próprio erro, admitindo que não defendeu de forma suficientemente agressiva quando mais importava, o que lhe custou uma oportunidade de vitória.
“Nas retas, não consegui chegar tão perto quanto queria, e perdemos a corrida quando não defendi tão bem quanto poderia. É frustrante, mas às vezes cometemos erros, e vou aprender com isto,” disse Leclerc.
A perda da Ferrari foi agravada pelo facto de a performance dominante da McLaren em Baku os ter colocado na liderança do Campeonato de Construtores. A equipa baseada em Woking agora detém uma vantagem de 20 pontos sobre a Red Bull, deixando a Ferrari e os seus rivais com uma batalha difícil para reduzir a desvantagem à medida que a temporada avança.
Com o DNF de Sainz e a Red Bull também a perder pontos importantes devido ao acidente, a Ferrari terá de se reorganizar e refocar para se manter competitiva na feroz luta pelos Campeonatos de Pilotos e Construtores. Por enquanto, todos os olhos estão postos em como a Scuderia irá responder ao crescente domínio da McLaren à medida que a temporada avança.