Charles Leclerc mantém-se teimosamente otimista à medida que se aproxima do Grande Prémio de Abu Dhabi, apesar de uma sessão de qualificação desastrosa que o vê a começar em 19º lugar na grelha. Com a Ferrari a precisar de reverter uma desvantagem de 21 pontos para a McLaren para conquistar o Campeonato de Construtores, o piloto monegasco reconhece as difíceis probabilidades, mas recusa-se a desistir.
Uma Montanha a Escalar
O fim de semana de Leclerc desmoronou-se na Q2 quando uma violação dos limites de pista anulou a sua melhor volta, deixando-o em 14º lugar na qualificação. Uma penalização de 10 lugares na grelha por ter utilizado uma unidade de energia adicional agravou o revés, relegando-o para a última fila da grelha.
“A qualificação torna a nossa vida muito difícil, isso é certo,” admitiu Leclerc. “Mas com a penalização de 10 lugares na grelha, sempre ia ser difícil. Ainda assim, eu acredito em milagres.”
A crença inabalável de Leclerc vem apesar da McLaren ter ocupado a primeira fila com Lando Norris e Oscar Piastri, e o companheiro de equipa Carlos Sainz a começar em terceiro. As escassas esperanças de campeonato da Ferrari dependem de uma performance “especial” de Leclerc e de uma corrida quase perfeita de Sainz.
Transformar a Adversidade em Motivação
Leclerc foi franco sobre os seus erros, particularmente o erro na Curva 1 que levou à sua saída do Q2. “É muito difícil de julgar, mas estive do lado errado das coisas no Q2, por isso só posso culpar-me a mim mesmo,” disse ele. Apesar do contratempo, a estrela da Ferrari mantém-se focada em proporcionar uma corrida excecional.
“Vejo uma oportunidade de fazer algo muito especial e farei o meu melhor para o conseguir. Acreditarei nisso até à última volta. Qualquer coisa pode acontecer,” declarou Leclerc.
A luta difícil da Ferrari
Para conquistar o Campeonato de Construtores, a Ferrari não só deve dominar a corrida como também esperar que a McLaren falhe. Com Norris e Piastri da McLaren a partir da frente e a mostrar um ritmo superior durante todo o fim de semana, as chances da Ferrari parecem escassas.
Leclerc admitiu, “Não estamos a facilitar a nossa vida, mas isso motiva-me a fazer algo extraordinário amanhã. O meu objetivo continua a ser o mesmo: vencer o Campeonato de Construtores, e ainda acredito nisso.”
Enquanto reconhecia que a McLaren parecia “demasiado forte” para vencer na qualificação, Leclerc notou as forças da Ferrari em condições de corrida, particularmente a melhoria na degradação dos pneus. “Mudámos bastante o carro desde o FP3. Acho que seguimos na direção certa. O nosso ritmo de corrida estava aceitável, e se houver algo, a nossa degradação dos pneus é melhor do que a dos outros.”
A Última Impulsão
A Ferrari precisa de um domingo extraordinário para manter viva a sua esperança de campeonato. Leclerc, a partir do 19º lugar, enfrenta uma tarefa monumental para subir na grelha, enquanto Sainz deve enfrentar o duo dominante da McLaren a partir do terceiro lugar. Mesmo que a Ferrari consiga uma performance milagrosa, o destino da equipa está parcialmente fora das suas mãos.
Apesar das probabilidades, a fé de Leclerc permanece inabalável. “Acreditarei até à última volta,” disse ele. Para os fãs da Ferrari, é o teste supremo de esperança, determinação e resiliência enquanto o pano cai sobre a temporada de Fórmula 1 de 2024.