Charles Leclerc foi desclassificado do GP dos Estados Unidos da América de Fórmula 1 depois de terminar em sexto, devido a uma prancha do fundo plano do Ferrari com dimensões inferiores ao regulamentado na sequência do desgaste elevado. Uma situação que o piloto aceita, reconhecendo que seja como for as regras foram infringidas.
Segundo o site oficial do campeonato, o monegasco foi questionado sobre se há o risco de a desclassificação por motivos semelhantes se repetir. Na resposta, afirmou: ‘É uma pergunta muito difícil de responder, especialmente num fim de semana Sprint, porque no fim de contas só tens uma sessão para configurar a altura ao solo do carro, e quando acabas o FP1 não estamos em lado nenhum. O carro não estava a tocar de todo, depois obviamente com muito combustível, etc., aí chegas à corrida e és desclassificado pela margem mais pequena possível’.
Em todo o caso, Leclerc aceitou a punição: ‘Regras são regras e estão escritas preto no branco, portanto é completamente justo ter sido desclassificado. É a vida. Agora precisamos de perceber o que podíamos ter feito melhor para prever isto, ainda que numa situação assim seja muito difícil porque no FP1 não tivemos sinais de tocar em lado nenhum, o que torna muito difícil prever para domingo’.