Pouco surpreendente, tendo em conta o plano de expansão do construtor detido pelo estado chinês, a notícia avançada pela Reuters, de que um seu porta-voz confirmou a intenção de a Changan introduzir, nos próximos dois anos, mais duas marcas no mercado europeu, das várias que compõem o seu portfólio: Avatr e Nevo. Em Portugal, onde é representado pelo Grupo Auto-Industrial, o fabricante lançou, recentemente, duas: a própria Changan, e a sua subsidiária especializada em elétricos, a Deepal.
Na prática, isto significa que a da marca de Chongqing continuará a investir no Velho Continente. A Avatr assume um posicionamento premium, e é participada pela CATL, o maior fabricante mundial de baterias. Na gama, apenas mdoelos 100% elétricos. A Nevo compete no mesmo tipo de mercado, mas diferencia-se pelo facto de investir noutra tecnologia: híbridos com extensor de autonomia. Também tendo em conta as declarações prestadas à agência de notícias britânica, ficou implícito o interesse da empresa na categoria dos comerciais ligeiros.
No primeiro trimestre de 2025, num evento em Mainz, Alemanha, a Changan afirmou ter como objetivo introduzir oito automóveis elétricos ou eletrificados na Europa. Para o arranque do programa, Changan Deepal S05 e Changan Deepal S07 prioritários.







