A maior fabricante de baterias para veículos elétricos do mundo, a Contemporary Amperex Technology (CATL), vai construir em Espanha, uma fábrica de baterias para veículos elétricos avaliada em €4000 milhões, num projeto conjunto com a construtora automóvel Stellantis.
Segundo avança esta segunda-feira o “Financial Times”, o projeto vai obrigar ao envio para Espanha de cerca de 2000 trabalhadores, para construir a nova fábrica.
A nova unidade de produção de baterias da CATL vai ficar localizada perto de Saragoça, junto à fábrica da Stellantis, que produz veículos Opel, Peugeot e Lancia.
Segundo a publicação britânica de assuntos económicos, a CATL comprometeu-se a recrutar e formar cerca de 3000 trabalhadores espanhóis para operar a fábrica após a conclusão das obras, prevista para o final de 2026, mas analistas e sindicatos alertam para a relutância da empresa em partilhar tecnologia e conhecimento.
A aposta espanhola em tecnologia chinesa surge após o colapso, em março deste ano, da sueca Northvolt, que era apontada como a melhor esperança europeia para competir num setor dominado por fabricantes chineses.
Além da CATL, outras empresas da China estão a expandir presença na Europa, caso da AESC Envision prepara uma unidade em Espanha e a Gotion, em parceria com a VW, está a avançar com fábricas na Alemanha e em Valência.
Por seu lado, empresa chinesa China Aviation Lithium Battery (CALB) anunciou também um investimento de dois mil milhões de euros para construir uma fábrica de baterias em Sines, Portugal, que deverá ficar operacional em 2028, e que será o principal fornecedor da nova fábrica da Changan a instalar em Espanha.