A troca rápida de baterias de automóveis elétricos é, por norma, diretamente associada à Nio, marca chinesa pioneira no desenvolvimento do sistema. Mas há outra empresa do país, a CATL, na primeira linha da disseminação desta tecnologia, que tem até a particularidade de ser “só” o maior fabricante mundial de baterias.
Recentemente, a companhia atingiu o marco de 700 estações para trocas rápidas de baterias em automóveis 100% elétricos, estando a rede já disponível em 39 cidades da China. O próximo objetivo é atingir as 1000, e até ao final do ano, mas o cumprimento deste objetivo encontra-se dependente de aumento na velocidade da implementação deste tipo infraestrutura, empreitada ambiciosa que a marca já iniciou.
Recorde-se que a tecnologia de troca rápida de baterias, que regista recorde atrás de recorde nas utilizações do serviço, é elemento diferenciador da Nio, mas a CATL não pretende atrasar-se na corrida, e até já anunciou uma nova meta, ainda mais ambiciosa do que a original: até ao fim de 2026, mais de 2500 estações operacionais em cerca de 120 cidades na China!
Para a execução bem-sucedida deste plano de expansão rápida da rede, a CATL apoia-se numa subsidiária, a CAES (Contemporary Amperex Energy Service Technology), e em empresas parceiras. A longo prazo, a estratégia de crescimento da rede aponta para um total de 30 000 instalações ativas, incluindo na Europa.












