Carlos Sainz pode enfrentar uma queda em sua posição na Fórmula 1 na próxima temporada devido à falta de ofertas de equipes de ponta. Sainz, que foi o único piloto não pertencente à Red Bull a vencer uma corrida na F1 na última temporada, foi substituído por Lewis Hamilton na Ferrari para a temporada de 2025. Apesar dessa performance impressionante, o piloto de 29 anos ainda não conseguiu garantir uma nova equipe para a próxima temporada e parece que as coisas não estão indo a seu favor.
Inicialmente, a Red Bull demonstrou interesse em contratar Sainz como substituto de Sergio Perez. No entanto, é relatado que Milton Keynes está perto de finalizar uma extensão de um ano para o piloto mexicano. Por outro lado, a Mercedes parece estar fora do alcance de Sainz, pois eles têm seus olhos voltados para outro piloto para as Flechas de Prata.
Embora Sainz ainda tenha algumas opções para a próxima temporada, incluindo uma possível mudança para a Audi ou a adesão à Williams, parece que sua temporada de 2025 pode estar destinada à decepção. Como o único vencedor de corridas não pertencente à Red Bull em 2023, Sainz esperava garantir um lugar em uma equipe de ponta. No entanto, com apenas duas opções de equipe intermediária restantes, é improvável que ele consiga competir por vitórias na próxima temporada.
Embora a aquisição da Sauber pela Audi possa apresentar um projeto promissor para Sainz a longo prazo, ele só terá efeito completo a partir de 2026. Enquanto isso, a Williams pode ser uma opção mais viável a curto prazo, graças à sua liderança aprimorada. No entanto, está claro que a equipe britânica não será competitiva o suficiente para lutar por pódios no futuro próximo.
Olhando para as regulamentações de 2026, Sainz pode ver a Audi como a oportunidade mais promissora, considerando o apoio da montadora alemã. No entanto, será necessário um investimento significativo nos primeiros anos para que a Audi possa realmente igualar o desempenho de equipes como Red Bull e Mercedes. Por outro lado, a Williams continua sendo uma das poucas equipes independentes no grid, e Sainz dependeria muito de sua unidade de potência Mercedes se ele fosse se juntar a eles na próxima temporada. Realisticamente, no entanto, Sainz não estaria na disputa pelo campeonato na Williams.
Infelizmente, parece que Sainz terá que enfrentar algumas temporadas desafiadoras na Fórmula 1. Ele pode ter que esperar até 2027 para garantir um assento de ponta. É desanimador ver um piloto tão talentoso sendo empurrado para baixo na classificação, apesar de seu sucesso em corridas recentes.