Há menos de uma semana, Carlos Sainz (Sr.) foi o vencedor do Dakar 2024, levando a Audi ao topo da mítica prova num projeto ousado e inovador sendo o primeiro carro híbrido a alcançar tal triunfo. O construtor vai agora entrar na Fórmula 1 em 2026 e o veterano espanhol dos ralis e todo-o-terreno recomenda ao filho Carlos Sainz (Jr.) considerar essa opção.
Em declarações ao site Motor.es, Sainz pai afirmou: ‘Creio que a Audi é uma garantia, uma vez que sei muito bem o quão seriamente eles encaram cada projeto. Sei também muito bem o que é que implica a mentalidade alemã no mundo do desporto motorizado, com as suas vantagens e certas desvantagens. Mas temos de respeitar o grupo Volkswagen e a Audi’.
A Audi entrará na F1 em associação com a Sauber, adquirindo 75 por cento da estrutura. Sainz (Jr.) tem vindo a ser apontado como um dos possíveis candidatos. Atualmente está ligado à Ferrari até ao fim deste ano, não havendo ainda pistas sólidas sobre o seu futuro.
Sainz (Sr.) acredita que, apesar do desafio que a F1 constitui, a Audi irá singrar: ‘Todos sabemos que a F1 é um mundo um pouco especial. Mas creio que será só questão de tempo até eles terem sucesso. Não tenho uma bola de cristal, mas se a Audi está na F1, tem todo o respeito para mim. E julgo que eles colocarão todos os esforços em torná-lo num bom projeto’.
E o piloto de 61 anos assegurou que fala ao filho sobre o construtor dos quatro anéis: ‘Claro que, estando na família Audi, quando estou na casa do Carlos é lógico que falemos e troquemos opiniões sobre o que a equipa Audi pode ser no futuro’.