A 11.ª etapa do Dakar 2024 pode ter sido decisiva nos carros. Sébastien Loeb sofreu problemas de suspensão no seu Prodrive Hunter que lhe custaram muito tempo, o que deixa Carlos Sainz com o título quase garantido. Guerlain Chicherit foi o vencedor.
Num dia em que a Overdrive Racing se impôs, dois dos seus Toyota terminaram nos dois primeiros lugares. Chicherit ditou o ritmo, batendo o vencedor do prólogo, Guillaume de Mevius, por 5m32s. Logo a seguir, a 5m35s, ficou Sainz (Audi) em terceiro, com Mattias Ekström (Audi) e Saood Variawa (Toyota) a completarem o top cinco. Vaidotas Zala, navegado pelo luso Paulo Fiúza (X-Raid Arijus Team) esteve em bom plano depois dos problemas dos últimos dias, rubricando o oitavo tempo. Loeb (Bahrain Raid Xtreme) chegou ao fim da etapa apenas em 36.º nos T1U, perdendo 1h28m15s para o vencedor do dia.
Quando falta apenas uma etapa, Sainz lidera confortavelmente com 1h26m06s de avanço para o novo segundo classificado, de Mevius. Loeb desceu a terceiro depois dos problemas de hoje, estando a praticamente dez minutos da vice-liderança e com pouco mais de cino de avanço perante Chicherit. Martin Prokop (Orlen Jipocar Team/Ford) subiu a quinto. Depois de entrar na etapa em terceiro, Lucas Moraes (Toyota) sofreu danos na suspensão do carro, o que o afastou da disputa pelo pódio depois de uma prestação muito regular até agora. O brasileiro caiu para nono. Mathieu Serradori (Century) também sofreu problemas, que o atiraram para décimo quando ainda vislumbrava o lote dos cinco primeiros.
Top dez da Etapa 11:
Top dez da geral: