A Hyundai apresentou, recentemente, a versão elétrica do Staria, modelo com que concorre numa categoria de expressão ainda reduzida (quota pouco abaixo dos 2% na Europa), mas que regista um crescimento muito rápido no Velho Continente, e é dominada pelo VW ID. Buzz. Agora, numa exposição em Estugarda, para os fãs do “turismo sobre rodas”, a marca sul-coreana exibiu a Camper Concept, caravana baseada neste monovolume com 5250 mm de comprimento e 3273 mm entre eixo.
O Staria está presente na gama da Hyundai desde 2021, mas contava apenas com motorizações a gasolina, incluindo híbridas, e a gasóleo. Já no início deste mês, no Salão de Bruxelas, o construtor de Seul apresentou a versão elétrica que não planeava produzir no princípio da década, alegadamente devido às limitações no campo da autonomia. No Staria Electric, com tração dianteira, motor com 218 cv, e bateria com 84 kWh de capacidade, para uma autonomia de até 400 km, e carregamentos rápidos, graças à arquitetura de 800 V, em 20 minutos para repor de 10%-80% da carga.
O Staria Electric, produzido em Ulsan, na Coreia do Sul, tem lançamento comercial no mercado doméstico e na Europa planeado ainda para o primeiro semestre deste ano. Sendo proposto em duas configurações interiores (7 ou 9 lugares), e duas toneladas de capacidade de reboque, o que permite viajar com barcos, caravanas e diversos equipamentos específicos para atividades de lazer.
O Camper Concept baseia-se, precisamente, no Staria Electric, e ilustra bem o muito potencial de desenvolvimento do maior automóvel elétrico da oferta da Hyundai. “Na Europa, a procura por modelos elétricos, ou eletrificados, orientados para o recreio e o lazer não pára de aumentar, por existirem cada vez mais adeptos da liberdade de viajar com conforto acima da média e, sobretudo, de modo independente”, afirma a marca sul-coreana. Esta caravana não tem produção confirmada, mas a Hyundai promete dar atenção do feedback recebido os visitantes do certame germanico: “A nossa ideia é escutarmos as pessoas para decidirmos a produção”, admitiu fonte do fabricante.











