Justin Rothberg garantiu uma vitória convincente na primeira corrida do GT America Powered by AWS no icónico Indianapolis Motor Speedway na sexta-feira, liderando do início ao fim e cruzando a linha 3.358 segundos à frente do rival Johnny O’Connell. Embora a vitória de Rothberg tenha parecido confortável, a ação atrás dele foi tudo menos isso, com batalhas a ocorrerem por todo o campo e os lugares finais do pódio a serem disputados até ao último momento.
A corrida começou em caos, quando James Sofronas, que partiu ao lado de Rothberg no seu Audi R8 LMS GT3 da GMG Racing nº 14, foi longe demais na primeira curva, caindo para o quinto lugar. Este erro inicial permitiu que O’Connell, no Audi R8 LMS GT3 nº 3 da SKI Autosports, e Mirco Schultis, no Corvette Z06 GT3 nº 70 da MISHUMOTORS, aproveitassem, colocando-se rapidamente na disputa.
Sofronas não se deixou desmotivar pelo seu erro inicial. Rapidamente começou a recuperar o terreno perdido, envolvendo-se numa feroz batalha com o líder do campeonato, Jason Daskalos, no Mercedes-AMG GT3 nº 27 da CRP Racing. Sofronas acabou por ultrapassar Daskalos após um emocionante duelo lado a lado, mas o drama não terminou aí. Kyle Washington, no Porsche 992 GT3 R nº 32 da GMG Racing, entrou na briga, ultrapassando brevemente Daskalos, apenas para o piloto do Mercedes recuperar a sua posição nos últimos dez minutos da corrida.
As fases finais viram Rothberg conquistar a vitória sem contestação, enquanto O’Connell garantiu o segundo lugar e Sofronas recuperou para assegurar o último lugar do pódio. No entanto, o verdadeiro drama desenrolou-se atrás deles, com Daskalos a fazer contacto com Schultis na última volta, fazendo com que o piloto do Corvette entrasse em despiste. Este incidente resultou numa penalização pós-corrida para Daskalos, fazendo-o descer ainda mais na classificação.
“Foi realmente útil conseguir algumas voltas ao meio-dia,” comentou Rothberg após a corrida, preparando-se para o seu duplo trabalho no Fanatec GT World Challenge America Powered by AWS. “Tem sido um dia ocupado, mas competir num GT3 aqui em Indy é uma experiência incrível.”
Entretanto, Dan Knox, ao volante do seu Mercedes-AMG GT2, apresentou uma performance sólida, terminando onde começou, em oitavo lugar, após uma corrida limpa e consistente.
GT4: Sherman Domina, Drama no Final da Corrida Abala o Pódio
Na classe GT4, Isaac Sherman fez uma forte declaração no seu Porsche 718 Cayman GT4 RS Clubsport da Rotek Racing número 098, construindo uma liderança confortável desde o início e navegando até uma vitória bem merecida. Atrás dele, a batalha pelo segundo lugar aquecia-se à medida que Gray Newell, no Aston Martin Vantage AMR GT4 da Heart of Racing Team número 25, pressionava Curt Swearingin no Porsche da ACI Motorsports número 7.
A verdadeira reviravolta aconteceu no final da corrida, quando o contacto entre Newell e Swearingin fez com que este último descesse na classificação. Swearingin foi posteriormente penalizado pelo incidente, permitindo a Damir Hot, no Nissan Z NISMO GT4 da Flying Lizard Motorsports número 5, conquistar o segundo lugar, enquanto Swearingin conseguiu manter-se em terceiro.
“Apenas coloquei a cabeça baixa e concentrei-me nas minhas voltas,” disse Sherman após a corrida. “Foi uma ótima preparação para amanhã, e estou muito satisfeito com o resultado.”
O campo do GT America Powered by AWS regressa à pista para a segunda corrida no domingo, 6 de outubro, às 8:35 da manhã, horário do leste. Com os ânimos exaltados e uma competição acirrada, a próxima corrida promete ainda mais drama e emoção.