Rob White, vice-diretor administrativo da Renault Sport F1, durante o Campeonato de Fórmula 1 de 2015 em Melbourne, Austrália. Foto DPPI / Eric Vargiolu.
White ocupava o cargo desde 2016, após sua passagem pela Renault vinte anos atrás, quando competiam por campeonatos com o piloto espanhol Fernando Alonso. De acordo com a BBC, o diretor da equipe, Bruno Famin, demitiu o britânico, informando a equipe da fábrica de Enstone na quarta-feira.
Um representante da Alpine confirmou: “Como parte da reestruturação operacional mais ampla da equipe, podemos confirmar que Rob White saiu. A equipe reconhece as contribuições de Rob ao longo de sua extensa carreira em Enstone e Viry-Chatillon, onde supervisionou o projeto de motor que conquistou campeonatos em 2005 e 2006. Desejamos a ele o melhor em seus empreendimentos futuros.”
A Alpine acumulou apenas dois pontos em oito corridas nesta temporada e atualmente ocupa o nono lugar entre as dez equipes na classificação, uma queda em relação ao sexto lugar em 2023 e ao quarto lugar em 2022.
Durante sua corrida mais recente em Monte Carlo, os pilotos franceses Esteban Ocon e Pierre Gasly colidiram na primeira volta. Gasly teve a sorte de continuar e acabou garantindo um ponto. Os contratos de ambos os pilotos expiram no final da temporada. [Não está claro se o incidente no início do GP de Mônaco teve um papel em sua separação.]
A Alpine recentemente contratou David Sanchez, que trabalhou anteriormente na Renault, Ferrari e McLaren, como seu diretor técnico executivo e deu indícios de mais novos chegando em um futuro próximo.
Enquanto isso, vários nomes conhecidos deixaram a Alpine e se juntaram a equipes rivais. O principal Otmar Szafnauer está atualmente de licença remunerada após sua saída no meio de 2023, enquanto o diretor esportivo Alan Permane e o diretor técnico-chefe Pat Fry saíram ao mesmo tempo. Permane agora atua como diretor esportivo da RB, de propriedade da Red Bull, e Fry ocupa o cargo de diretor técnico-chefe da Williams.
O ex-diretor de corridas Davide Brivio saiu no final de dezembro para retornar à MotoGP, enquanto o diretor técnico Matt Harman e o chefe de aerodinâmica Dirk de Beer saíram em março.
Outro veterano da equipe, o ex-diretor técnico da Renault, Bob Bell, que recentemente tinha um cargo de consultor, também deixou a equipe em março e se juntou à Aston Martin como seu diretor técnico executivo. (Reportado por Alan Baldwin); Citações adicionais de Agnes Carlier)
© 2024