O Canadá acaba de se juntar a um conjunto alargado de países na decisão de proibir a venda de veículos movidos exclusivamente a motores a gasolina e gasóleo a partir de 2035.
Após o compromisso assumido em 2021, o atual governo do Canadá finalizou esta semana as regras destinadas a reduzir as emissões de CO2, determinando que todos os novos veículos de passageiros vendidos no país, devem ser de emissões zero, a partir de 2035.
Já no caso dos híbridos plug-in, as regras aprovadas determinam que só os modelos com autonomia alargada, podem ser considerados de zero emissões, juntamente com os veículos elétricos com células de combustível.
O governo do Canadá aprovou ainda um conjunto de metas para reduzir as emissões de CO2, que passam por os veículos com emissões zero ter de representar pelo menos 20% de todas as vendas de veículos novos até 2026 e pelo menos 60% até 2030.
Recorde-se que as vendas de veículos elétricos no Canadá, representam atualmente pouco mais de 10% das vendas de modelos novos.