O mundo do desporto motorizado está em alvoroço, uma vez que o atual campeão do mundo da FIA Formula E, Pascal Wehrlein, fixa o seu olhar nas prestigiadas 24 Horas de Le Mans. O piloto de 30 anos está prestes a fazer a sua estreia na categoria Hypercar, juntando-se à terceira entrada da fábrica 963 Hypercar na 93ª edição da icónica corrida.
A fazer equipa com Wehrlein no #4 Porsche Penske 963 estará a formidável dupla de pilotos da IMSA e campeões GTP em título, Nick Tandy e Felipe Nasr. Nasr e Tandy não são estranhos às corridas de resistência, tendo recentemente conquistado a vitória nas 12 Horas de Sebring. Eles irão juntar-se aos participantes do Campeonato Mundial de Resistência da FIA, os Porsches #5 e #6.
Encarando o desafio com entusiasmo, Wehrlein partilhou: “Juntar-me à Porsche Penske Motorsport para Le Mans é a realização de um sonho. A experiência de partilhar o Porsche 963, que normalmente seria adaptado às minhas especificações na Formula E, é um desafio único. Isso inclui tudo, desde a posição de condução até à configuração, estratégia e muito mais. Estou determinado a adicionar mais títulos à minha vitória no Campeonato Mundial de Formula E, mas o meu foco é contribuir para a equipa e aprender o máximo possível. É uma honra fazer parte do legado lendário da Porsche no desporto motorizado.”
Wehrlein já provou o seu valor, tendo corrido com a equipa cliente da Porsche JDC Miller MotorSports em Daytona, onde a Porsche Penske conquistou a vitória. O seu colega de equipa na Formula E, Antonio Felix da Costa, irá competir na categoria LMP2, embora a Porsche ainda não tenha revelado qual dos 17 Oreca 07 LMP2 que ele irá conduzir. Da Costa, que anteriormente competiu em Daytona pela Inter Europol Competition, está a fazer o seu regresso a Le Mans desde a sua participação em 2023, quando a sua equipa venceu a icónica corrida do Centenário de Le Mans.
Thomas Laudenbach, Vice-Presidente da Porsche Motorsport, expressou a sua confiança na equipa, afirmando: “A nossa formação de pilotos é absolutamente de primeira qualidade e incrivelmente profunda. Utilizar a nossa equipa de fábrica de Fórmula E de topo para a terceira entrada da Porsche Penske Motorsport em Le Mans é uma decisão lógica. Wehrlein demonstrou a sua destreza nos testes e o seu desempenho nas 24 Horas de Daytona. Como o atual Campeão do Mundo de Fórmula E, ele merece plenamente a sua estreia em Le Mans num Porsche 963. Da Costa, na sua sétima participação em França, estará sem dúvida entre os pilotos de LMP2 mais rápidos uma vez mais.”
Este verão, a Porsche pretende adicionar ao seu impressionante total de 19 vitórias absolutas em Le Mans, o mais alto por qualquer fabricante. Enquanto a comunidade do motorsport antecipa as próximas 24 Horas de Le Mans, a questão chave permanece: A estreia de Wehrlein em Le Mans acrescentará mais uma pena ao já bem adornado chapéu da Porsche? Só o tempo dirá.