A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a GNR e a PSP regressam em força à estrada a partir desta terça-feira, 4 de fevereiro, para alertar para os riscos da condução sob a influência do álcool que integra operações em várias localidades do país.
A campanha “Taxa Zero ao Volante” que decorre até ao próximo dia 10 de fevereiro vai contar com ações de sensibilização da ANSR, operações de fiscalização, pela GNR e pela PSP, “com especial incidência em vias e acessos com elevado fluxo rodoviário, de forma a contribuir para a diminuição do risco de ocorrência de acidentes e para a adoção de comportamentos mais seguros por parte dos condutores no que respeita à condução sob a influência do álcool”.
“Em 2023, um em cada quatro condutores mortos em acidentes de viação apresentava uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 0,5 g/l e três em cada quatro destes condutores tinham uma taxa igual ou superior a 1,2 g/l. Do total das vítimas de acidentes de viação autopsiadas, 23% apresentavam uma taxa de álcool no sangue superior ao limite legalmente permitido, das quais 73% excediam a taxa considerada crime igual ou superior a 1,2 g/l.”, adianta o comunicado da ANSR.
A campanha “Taxa Zero ao Volante”, integrará uma componente de sensibilização, levada a cabo pela ANSR, assim como pela GNR e pela PSP. As ações de sensibilização ocorrerão em simultâneo com operações de fiscalização nas seguintes localidades:
Dia 4 de fevereiro às 14h00: EN13 – Junto ao mini preço – Areosa, Viana do Castelo
Dia 5 de fevereiro às 14h00: EN13-Km112 – São Pedro da Torre, Viana do Castelo
Dia 6 de fevereiro às 17h00: EN18 – Castelo Branco
Dia 7 de fevereiro às 13h00: EN18-km 101,7 – Junto ao parque de campismo de Castelo Branco Dia 10 de fevereiro às 14h00: A2 – Parque especial Norte, sentido Norte/Sul, Lisboa