A BYD confirmou que vai iniciar a produção no Brasil a partir de março de 2025, naquela que será a maior fábrica da marca chinesa fora da China.
O anúncio oficial foi realizado durante a visita do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, e da vice-presidente executiva da BYD, Stella Li, às instalações da fábrica de Camaçari, na Bahia, que está em fase final de construção.
A fábrica da BYD no Brasil é a primeira com linha de montagem para automóveis na região da América do Sul e terá a missão de se tornar um hub para atender toda a região.
Numa primeira fase, a BYD prevê produzir até ao final de 2025 150 mil veículos, principalmente para abastecer os mercados sul-americanos, e em 2026 este número deverá subir para 300 mil. Além disso, o Governo brasileiro indicou que este investimento deverá criar 10 mil empregos diretos até 2025 e 20 mil até ao final de 2026.
Os primeiros modelos da BYD que vão ser montados no Brasil pela BYD serão o SUV híbrido plug-in Song Pro e o 100% elétrico Dolphin.