A BYD, o maior fabricante mundial de veículos eletrificados revelou que deu início à construção da sua primeira fábrica de baterias de iões de sódio em Xuzhou, na China.
Apesar do lítio continuar a ser a tecnologia mais popular em automóveis elétricos, a procura por materiais mais eficientes e alternativas mais sustentáveis para baterias, levou agora a BYD a apostar numa fábrica de baterias de íões de sódio, num investimento de cerca de €1,3 milhões.
A nova unidade terá uma capacidade de produção de 30 GWh/ano, o equivalente a 1,5 milhões de veículos elétricos, o que vai fazer desta fábrica, uma das maiores do mundo.
Para avançar neste projeto, a BYB recorreu à FinDreams, a sua divisão especializada em baterias, que apostou numa joint venture com a Huaihai Holding Group, para contruir a nova gigafábrica.
Recorde-se que o sódio, um dos elementos mais comuns na Terra, pode afirmar-se como uma alternativa viável, por se tratar de uma solução de baixo custo complementar às baterias LFP. Sobretudo para veículos compactos ou nas versões de acesso às gamas, devido à sua menor densidade energética.
As vantagens desta tecnologia levaram recentemente a chinesa JAC Motors, empresa que é detida em 75% pela VW, anunciar recentemente que deu início à produção do Yiwei EV, o primeiro automóvel elétrico equipado com bateria de iões de sódio.